Ao atingir um total de um milhão e 115 mil passageiros transportados, a TAP Air Portugal superou pela primeira vez na sua história a marca de um milhão de passageiros transportados num mês de janeiro, mantendo assim no primeiro mês de 2018 a forte tendência de crescimento registada no ano passado, anunciou a companhia nesta quarta-feira, dia 7 de fevereiro.
O número de passageiros transportados representa um aumento de 16 por cento face a janeiro de 2017, em linha com o aumento da capacidade, e permitiu também à companhia registar a melhor taxa de ocupação de sempre nos seus aviões no primeiro mês do ano, com a ocupação de 79 por cento dos lugares oferecidos.
As rotas que tiveram maior crescimento percentual em janeiro foram as das ilhas (ligações à Madeira e aos Açores), com 35 por cento, as do Atlântico Norte (Estados Unidos da América e Canadá), com 22 por cento e, a fechar o TOP3, as rotas do Brasil, com um crescimento de 17 por cento.
A taxa de ocupação mais elevada verificou-se nas rotas do Brasil, onde este indicador atingiu os 90,2 por cento, mas o maior crescimento de load factor, de 11,4 pontos percentuais, registou-se nos voos para Madeira e Açores.
Grande procura pelas rotas Lisboa-Madeira e Lisboa-Ponta Delgada (Açores)
Pela primeira vez num mês de janeiro, a TAP transportou mais de 50 mil passageiros nos voos Lisboa-Madeira (54 mil, mais 13 mil que em janeiro do ano passado) e mais de 10 mil nas ligações entre Lisboa e Ponta Delgada (12 mil, mais 4 mil e 600 que em 2017).
Janeiro de 2018 foi também o melhor mês de sempre, em termos absolutos, no volume de passageiros transportados entre Lisboa e São Paulo, 32 mil.
- Na imagem vemos um Airbus A330-200 da TAP Air Portugal e pousar no Aeroporto da Madeira-Cristiano Ronaldo. Foi na rota Lisboa-Madeira que a TAP mais cresceu em número de passageiros no mês de janeiro de 2018, com mais 32%. Foto © Luís Dória Santos