Terceiro avião Airbus A330-900neo para a Azul chega ao Brasil

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O terceiro avião Airbus A330-900neo da Azul Linhas Aéreas Brasileiras chegará na manhã desta sexta-feira, dia 6 de novembro, ao Brasil.

O aparelho partiu nesta quinta-feira, dia 5, pelas 22h12 locais, de Toulouse, onde está situada a fábrica e linha de montagem da Airbus, e onde a nova aeronave foi entregue à companhia aérea brasileira, depois dos formais voos de aceitação que antecedem sempre a cerimónia de recepção da aeronave no Centro de Entregas da Airbus. Aterrará no Aeroporto de Belo Horizonte/Confins, onde será sujeito aos procedimentos de desalfandegamento e registo nacional, bem como de inspeção por parte das autoridades aeronáuticas brasileiras.

No caso deste avião, que receberá a matrícula brasileira PR-ANW, ele estava pronto a ser entregue desde o ano passado, assim como os dois outros restantes da encomenda de cinco aparelhos deste modelo feita à fábrica europeia.

Refere o portal de notícias de aviação brasileiro ‘Aeroin’ que o avião esteve durante alguns meses em espera antes da entrega, armazenado no Aeroporto de Châteauroux-Centre, em França. Neste aeroporto francês encontra-se ainda um outro avião novo do mesmo modelo, que receberá a matrícula brasileira PR-ANX, cuja entrega à Azul depende da retoma do tráfego internacional, uma questão muito relacionada com a evolução da pandemia de covid-19.

O quinto avião da encomenda, segundo o mesmo portal, também já está montado e tem a cor rosa, em vez do tradicional azul que carateriza e dá o nome à companhia aérea. Mas, tem tudo a ver com o facto da companhia e os seus tripulantes serem, desde a fundação da empresa, entusiastas e dinâmicos apoiantes da campanha para a deteção precoce do cancro da mama, que se assinala no décimo mês de cada ano, e que dá pelo sugestivo nome de ‘Outubro Rosa’. Esta aeronave também não tem data de entrega prevista.

A chegada do terceiro Airbus A330-900neo a Belo Horizonte está prevista para a manhã e pode ser seguida através da plataforma de rastreamento de aeronaves ‘FlightRadar24’. O código do voo é AZU9840.

A chegada do terceiro A330-900neo ao Brasil coincide com a entrega de um dos A330-200 da companhia, que seguiu na terça-feira, dia 3, de Viracopos/Campinas (São Paulo) para França, onde aterrou no dia seguinte no Aeroporto de Tarbes-Lourdes, nos Pirinéus. Trata-se de um aeroporto que é conhecido pelas oficinas de manutenção de aeronaves que lá estão instaladas e, sobretudo, de desmantelamento de aviões.

O A330-200, número de série de fábrica 365, estava registado com a matrícula brasileira PR-AIY, e tem 20 anos de existência. É provável que tenha chegado ao fim da sua existência. Contudo, a companhia não se pronunciou sobre o seu destino final, pode ler-se na matéria publicada pelo ‘Aeroin’.

 

  • Foto de entrada © Eurospot

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...