O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou nesta terça-feira, dia 7 de março, que Teresa Gonçalves (na imagem de abertura), atual administradora executiva da SATA Holding com o pelouro das Finanças e Administração (CFO), assumirá o cargo de presidente executiva (CEO) da holding regional de transporte aéreo, substituindo Luís Rodrigues, que está de saída para a TAP, em Lisboa.
O anúncio foi feito em entrevista ao ‘Telejornal’ da RTP-Açores, revela o jornal ‘Açoriano Oriental’, que se publica na cidade de Ponta Delgada (ilha de São Miguel) na sua edição online: “Em conversa com o Dr. Luís Rodrigues, defini um perfil de continuidade e menor perturbação na gestão da SATA e deste processo, que conta com a colaboração do atual CEO até ao final deste mês, e já tenho convite, com aceitação, da Dr.ª Teresa Gonçalves, para assumir a presidência da SATA e continuarmos no bom caminho para resolver um problema herdado, mas com a convição profunda que este Governo e a administração da SATA tinham: salvar a SATA, ganhar novos processos reputacionais a favor do prestígio da SATA, enquanto holding, e em todas as áreas de negócio “.
José Manuel Bolieiro confirmou que o primeiro-ministro, António Costa, telefonou-lhe na segunda-feira (dia 6 de março), à hora de almoço, a avisar do convite enviado ao CEO do Grupo SATA. Teresa Gonçalves entrou para a companhia aérea açoriana em janeiro de 2020.
Teresa Gonçalves é licenciada em Economia pela Universidade Católica Portuguesa e detentora de uma pós-graduação em Finanças pela Universidade Nova de Lisboa, bem como de uma pós-graduação em Concorrência e Regulação pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa/IDEFF – Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal.
Ao longo da sua carreira profissional, entre outros, Teresa Gonçalves foi, entre 2003 e 2015, diretora na área de Corporate Finance e Business Development, responsável de Projetos Especiais na Direção de Planeamento Estratégico, chefe de projeto na Direção de Desenvolvimento de Negócio e Coordenadora na Direção de Planeamento e Controlo, todas da Portugal Telecom.
Nessas diversas funções, liderou e esteve associada a projetos como o acompanhamento operacional das empresas internacionais do Grupo PT, o desenvolvimento de projetos de Corporate Finance e M&A, como a venda da participação da PT na CTM, em Macau, a negociação de contratos de concessão em Timor Leste ou ainda a elaboração da estratégia da Portugal para a Ásia e África.
Antes de assumir funções no Grupo SATA, Teresa Gonçalves exercia as funções de Diretora de Promoção e Defesa da Concorrência na AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, tendo a seu cargo áreas como a relação da Autoridade da Concorrência para os diversos temas relacionados com o setor dos transportes, a homologação das tarifas da Infraestruturas de Portugal e participação no grupo de trabalho de redesenho do modelo tarifário e o apoio transversal a diversas áreas da AMT, participando em grupos de trabalho nos diferentes setores: Portuário, Ferroviário, Rodoviário, Logístico.
- Foto de abertura © Gabinete de Comunicação Social do Governo Regional dos Açores