O Terminal 1 do Aeroporto Internacional John F. Kennedy, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, permanecerá encerrado nesta sexta-feira, dia 17 de fevereiro, devido a uma avaria no sistema elétrico.
Desde quinta-feira à tarde que se verifica esse constrangimento, provocado por um incêndio numa estação de distribuição elétrica no interior do terminal de passageiros. De entre os voos cancelados contam-se dois para Portugal: um da TAP Air Portugal (TP210) com destino a Lisboa (a chegada estava prevista para as 09h40 locais desta sexta-feira), e outro da Azores Airlines (S4266) para a ilha da Madeira, onde deveria ter aterrado pelas 08h35 locais.
Uma informação do aeroporto, divulgada na madrugada desta sexta-feira nas redes sociais, indica que o restabelecimento da energia elétrica no Terminal 1 só deverá acontecer ao fim da tarde, pelo que foi decidido manter o cancelamento das operações de chegadas e partidas até o problema estar solucionado e todos os sistemas informáticos a funcionar.
“Os viajantes devem verificar com as suas transportadoras o estado do voo antes de chegarem ao aeroporto”, lê-se na conta do Twitter. A Autoridade Portuária continua a trabalhar com o operador do terminal para restabelecer as operações de voo o mais rapidamente possível.
Algumas companhias aéreas estão a contestar a situação, que caracterizam de caos aeroportuário na cidade de Nova Iorque, com diversos voos internacionais a regressarem aos aeroportos de origem ou a serem desviados para outros aeroportos da costa leste da América do Norte.
JFK Terminal 1 will remain closed on 2/17 due to electrical issues as the Port Authority continues working with the terminal’s operator to restore flight operations as quickly as possible. Travelers should check with their carriers for flight status before coming to the airport.
— John F. Kennedy Airport (@JFKairport) February 17, 2023