O francês Thierry Ligonnière assumiu nesta segunda-feira, dia 11 de junho, as funções de presidente executivo da ANA – Aeroportos de Portugal, empresa do Grupo Vinci Airports, que detém a concessão e gestão de dez aeroportos portugueses no continente e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
Ligonnière subsituiu o português Carlos Lacerda, que, em março de 2017, tinha substituído Jorge Ponce de Leão, atual presidente da NAV – Navegação Aérea de Portugal, que deixou as funções de presidente executivo da ANA no início do ano passado. Carlos Lacerda regressa à empresa de soluções informáticas SAP Portugal, onde assume o lugar de vice-presidente executivo
José Luís Arnaut, presidente não executivo da ANA, em declarações ao ‘Jornal de Negócios’, em Lisboa, classificou esta nomeação como uma “solução natural”. “Está connosco há quatro anos, conhece a operação como ninguém e tem sido o interlocutor do processo de negociação do Montijo. Sinto-me contente com esta solução de continuidade e a nomeação de portugueses para a comissão executiva. Com Carlos Lacerda correu tudo bem e a prova disso é que continuará ligado a nós“.
A Vinci Airports, que comprou a ANA em dezembro de 2012, sublinha num comunicado distribuído nas empresas do grupo que Thierry Ligonnière, também diretor da Vinci para a América da Sul, “tem um conhecimento profundo da companhia, do seu potencial e dos desafios que tem pela frente” e refere ainda o “caminho profissional verdadeiramente internacional que começou no México e passou por França antes de chegar a Portugal”.
Thierry Ligonnière é licenciado em engenharia civil pela ‘Ecole Spéciale des Travaux Publics, du Bâtiment et d’Industrie’ de Paris, França, e mestre em Administração de Empresas.
A francesa Chloé Lapeyre, que foi diretora-geral do aeroporto de Phnom Penh, no Camboja, integra a nova equipa da Comissão Executiva da ANA, com responsabilidades do sector de operações, e o português Francisco Pita, até agora diretor comercial, é promovido a administrador executivo com a responsabilidade do sector comercial.