Timor-Leste assina acordo de serviços aéreos com a Nova Zelândia

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Ministro dos Transportes e Comunicações (MTC) da República Democrática de Timor-Leste, José Agostinho da Silva, e o Embaixador da Nova Zelândia em Díli, Philip Hewitt, assinaram na terça-feira, dia 28 de junho, um acordo de conetividade aérea.

O ministro José Agostinho da Silva realçou que a assinatura constitui um progresso no desenvolvimento do setor da aviação civil, especialmente no que diz respeito à ligação aérea entre os dois países.

“É um acordo de longo prazo. Espero que possibilite voos comerciais regulares e ajude o crescimento económico através do turismo”, afirmou o ministro timorense, no Salão do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MNEC), na Praia dos Coqueiros, em Díli.

O governante reconheceu ainda que Timor-Leste tem tido problemas de conectividade aérea, pois, até ao momento, só tem acordos de serviços aéreos regulares com a Indonésia, Singapura e a Austrália.

O MTC e o MNEC vão agora apresentar o acordo em Conselho de Ministros e ao Parlamento Nacional para aprovação e ratificação.

O ministro informou ainda que depois de ratificar o acordo, o Governo timorense vai notificar a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO, em inglês).

 

Governo assegura que está a acelerar o processo de ampliação e modernização do Aeroporto de Díli

 

Questionado sobre as infraestruturas do aeroporto de Comoro, nome porque, também, é conhecido o Aeroporto Internacional Presidente Nicolau Lobato, na cidade de Díli, o governante referiu que espera que “em dezembro deste ano, o Governo assine um contrato com empresas interessadas para a extensão da pista de aterragem de 1.800 metros para 2.500”, frisou.

Já o Embaixador da Nova Zelândia, Philip Hewitt, acrescentou que o acordo visa reforçar as relações entre os dois países e facilitar a viagem dos empresários neozelandeses que desejam investir na antiga colónia portuguesa.

O Governo de Timor-Leste tinha aprovado, em maio passado, a assinatura do acordo aéreo com a Nova Zelândia em reunião do Conselho de Ministros.

 

 

  • Notícia da agência de notícias ‘TATOLI’ de Timor-Leste

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...