O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da República Democrática de Timor-Leste, Bendito dos Santos Freitas, em representação do Ministro dos Transportes e Comunicações, Miguel Manetelo, formalizou oficialmente nesta terça-feira, dia 25 de junho, o Acordo de Serviços Aéreos (ASA) com o Governo da Malásia, reforçando a conectividade do transporte aéreo entre os dois países.
O acordo foi assinado com o Ministro dos Transportes da Malásia, Yang Berhormat Loke Siew Fook, por ocasião da visita oficial do governante malaio ao país.
Com a assinatura oficial do novo Acordo de Serviços Aéreos, os técnicos de Timor-Leste e da Malásia poderão preparar-se melhor para facilitar a operação de voos entre Díli e Kuala Lumpur, e vice-versa, refere um comunicado do governo leste-timorense divulgado em Díli.
Este acordo é de grande importância, pois contribuirá para o desenvolvimento do setor de conetividade aérea de Timor-Leste e permitirá a partilha de experiência técnica com profissionais da aviação civil.
Timor-Leste e a Malásia são dois países do Sudeste Asiático. A República Democrática de Timor-Leste é uma antiga colónia portuguesa, tendo declarado a sua independência em 1975, após a queda do regime que governava Portugal, consequência do golpe militar em 1974. Mas a independência durou pouco tempo, pois no final de 1975 o território foi ocupado e anexado por forças militares e políticas indonésias. A verdadeira independência surge em maio de 2002, após o empenho internacional, nomeadamente das Nações Unidas, com o apoio de Portugal e da Austrália, que estiveram em diversas mesas de negociações até conseguirem devolver a independência ao país.
Hoje com cerca de 1,4 milhões de habitantes, a República Democrática de Timor-Leste, é um país em franco desenvolvimento com o apoio de diversas organizações internacionais, tendo o Português e o Tetum como línguas oficiais, e é membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).