Bem-vindo, !|Sair

Tráfego doméstico continua em queda no Brasil – TAM mantém liderança

O movimento de passageiros nas rotas internas do Brasil continua a registar números baixos, comparativamente aos obtidos no ano passado. Os registos de março passado, divulgados nesta terça-feira, dia 26 de abril, pela Associação de Empresas Aéreas Brasileiras (ABEAR) mostram um recuo de 7,3% em relação ao mesmo mês de 2015.

É o oitavo resultado mensal negativo consecutivo e revela e mostram uma nova aceleração no ritmo de retração da atividade, diz um comunicado da associação das empresas aéreas. A baixa na demanda chegou próxima de 8% em novembro e tem apresentado variações negativas decrescentes desde então.

A oferta doméstica teve, no mês de março, uma redução um pouco maior que a da demanda, chegando a 7,5% na mesma base de comparação. A ocupação dos aviões teve uma ligeira melhoria de 0,2 ponto percentual, situando-se em 77,63% no mês. O total de viagens domésticas realizadas em março recuou 6,6%, para 7,2 milhões de passageiros.

Estes números são a compilação das estatísticas de AVIANCA, AZUL, GOL e TAM, integrantes da ABEAR e responsáveis por 99% do mercado doméstico.

 

Entre as associadas ABEAR, a participação no mercado doméstico em março ficou distribuída da seguinte forma:

 

TAM – 37,18%

GOL – 32,93%

AZUL – 18,01%

AVIANCA – 11,89%

 

Ao fim do primeiro trimestre do ano, na comparação com igual período de 2015, a demanda apresenta queda de 4,8%, para uma oferta reduzida em 3,7%. A ocupação média de lugares disponíveis por voo, também designada no Brasil por fator de aproveitamento, cai 0,92 ponto percentual, para 79,98%. O total de passageiros transportados no intervalo chega a 23,2 milhões, número 4,3% abaixo em relação ao anterior.

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica