Acordo entre TAP e Governo concluído a meados de maio

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O acordo entre os novos acionistas privados da TAP e o Governo para que o Estado Português seja titular de 50% do capital social da companhia aérea deverá estar concluído “nas próximas três semanas”, esclareceu nesta terça-feira, dia 26 de abril, o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques.

“O que são os documentos do MoU [memorando de entendimento] estão essencialmente concluídos. Esperamos concluir [o acordo] nas próximas três semanas”, afirmou o governante na Assembleia da República, em Lisboa, quando interrogado sobre a renegociação da privatização da transportadora aérea nacional.

Assim, o acordo final entre a ‘Atlantic Gateway’, consórcio constituído pelos empresários Humberto Pedrosa e David Neeleman, e o Estado não será fechado até 30 de abril, como fora prometido a 6 de fevereiro, dia em que foi assinado o princípio de acordo, admitiu o governante, que estava a ser ouvido na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas.

O Governo Português, que agora tem como primeiro-ministro o socialista António Costa vai pagar 1,9 milhões de euros para o Estado ficar com 50% da TAP (em vez de 34% como previa o acordo anterior), resultado das negociações com o consórcio ‘Atlantic Gateway’, que tinha 61% do capital da companhia e que agora fica com 45%, podendo chegar aos 50%, com a aquisição do capital à disposição dos trabalhadores (5%).

O Estado compromete-se a não deter uma participação superior a 50% na TAP, que ficará na posse da ‘Parpública’, passando a nomear o presidente do Conselho de Administração da empresa, composto por 12 elementos – seis escolhidos pelo Estado e seis pelo consórcio privado.

Já a comissão executiva mantém-se com três membros, nomeados pelos acionistas privados, sendo liderada por Fernando Pinto, nome que já foi confirmado pelo consórcio privado e pela parte pública.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...