Bem-vindo, !|Sair

Tráfego doméstico no Brasil quebra para níveis do início da década

A procura e utilização de voos domésticos no Brasil seguiu em queda no passado mês de setembro, recuando 4,4% ante o mesmo mês de 2015. Este é o 14º resultado negativo consecutivo para a estatística. A oferta de lugares nos aviões das companhias aéreas brasileiras, também em baixa há 13 períodos, teve retração de 5% na mesma base de comparação. A queda da oferta é superior à da procura e daí resultou uma melhoria de 0,53 ponto percentual da ocupação média dos aviões por voo em relação a setembro do ano passado, para 80,11%. No mês de setembro deste ano foram transportados 7,1 milhões de passageiros nos voos realizados dentro do Brasil, o que corresponde a uma baixa de 6,5% em relação a igual período do ano passado.

Os dados são a consolidação das operações realizadas pelas integrantes da ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas – Avianca Brasil, Azul, GOL e LATAM Airlines Brasil – e representam 99% do mercado doméstico.

Em valores absolutos, a demanda total apurada para um mês de setembro é a mais baixa desde 2010. Para a oferta e para o volume de passageiros transportados, os resultados são os mais fracos desde setembro de 2012. Para um mês qualquer dentro da série histórica da ABEAR, os números são os menores desde junho desse ano para os três indicadores.

Participação do mercado doméstico em setembro deste ano:

GOL – 36,61%

LATAM Airlines Brasil – 34,17%

Azul – 17,23%

AVIANCA Brasil – 11,99%

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica