A Transavia, companhia aérea de baixo custo que integra o grupo Air France-KLM, anunciou nesta terça-feira, dia 2 de maio, o início das vendas do seu programa de inverno 2023/24.
A principal novidade em relação ao mercado português é a retoma dos voos domésticos entre os aeroportos Francisco Sá Carneiro, na cidade do Porto, norte do País, e Cristiano Ronaldo, na ilha da Madeira, que tinham sido interrompidos na corrente temporada de Verão IATA. Trata-se do “regresso de uma ligação histórica entre a Invicta e a Pérola do Atlântico”, como refere o comunicado da companhia aérea distribuído nesta terça-feira. A ligação entre as duas cidades será feita através do voo Lyon-Madeira, que terá escala na cidade do Porto, e uma periodicidade semanal, aos sábados.
Ao mesmo tempo, o voo Porto – Brest, inaugurado o ano passado como ligação de Verão e depois continuada no Inverno, vai voltar a ser um serviço de Verão a partir do final da presente época.
“Sempre atentos às expetativas dos nossos clientes de lazer e negócios, especialmente nos voos de e para Portugal, um dos nossos mercados estratégicos, temos todo o prazer em propor várias opções para que estes possam planear com antecedência as suas viagens de Inverno – agora, para ainda mais destinos. Aqui, destacamos a abertura da nova rota Lyon – Madeira via Porto, que também significa o regresso de uma histórica ligação direta entre o Porto e o Funchal. No total, vamos oferecer opções adicionais de viagem este Inverno através das nossas 17 rotas entre Portugal, França e os Países Baixos”, refere no comunicado Nicolas Hénin, diretor-geral comercial da Transavia France.
Com uma frota total de 115 aviões a operar de e para França e Países Baixos no próximo Inverno, a low-cost da Air France-KLM prossegue a sua expansão na Europa e na bacia do Mediterrâneo, incluindo de e para Portugal. Ainda este ano, vai receber o seu primeiro Airbus A320neo, uma nova aeronave que reduz as emissões de CO 2 em 15%.
Programa de Inverno de 2023-24 da Transavia em Portugal
(de 29 de outubro de 2023 a 30 de março de 2024)
Amesterdão
Faro/Algarve: até dois voos/dia;
Madeira: até cinco voos/semana (às segundas, quartas, quintas, sábados e domingos;
Lisboa: até dois voos/dia;
Porto: até um voo/dia.
Eindhoven
Faro/Algarve: até seis voos/semana (às segundas, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos;
Lisboa: até cinco voos/semana (às segundas, terças, quintas, sextas e domingos.
Lyon
Porto: até dois voos/semana (às quintas e domingos);
Madeira (com escala no Porto): até um voo/semana (aos sábados);
Nantes
Lisboa: até cinco voos/semana (às segundas, quartas, sábados e domingos);
Porto: até três voos/semana (às segundas, sextas e domingos).
Paris-Orly
Faro/Algarve: sete voos semanais (todos os dias da semana);
Madeira: até um voo/dia (aos sábados);
Lisboa: até 29 voos/semana (todos os dias da semana);
Porto: até 35 voos/semana (cinco voos todos os dias da semana).
Roterdão
Faro/Algarve: até um voo diário;
Lisboa: até três voos/semana (às segundas, quintas e domingos).
Bruxelas
Faro/Algarve: até quatro voos/semana (às terças, quintas, sábados e domingos);