A Transavia, companhia de bandeira francesa, constituída em 2006 pelo grupo KLM-Air France para o segmento de voos de baixo custo, anunciou que vai abrir, a partir de 8 de Maio deste ano, uma nova rota do Aeroporto de Lyon/Saint-Exupéry, na região do Ródano/Alpes, para os aeroportos portugueses do Porto e da Madeira.
Os voos serão realizados duas vezes por semana, às quintas-feiras e domingos, partindo de Lyon/Saint-Exupéry às 06h30 locais. No regresso, a descolagem da ilha da Madeira será às 10h50, tendo ambas as viagens escalas no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
A companhia começou a voar em 2007 de aeroportos franceses para cidades europeias, tendo o Porto sido o destino do seu voo inaugural, a 12 de Maio desse ano. Actualmente, a Transavia voa para quatro aeroportos portugueses. Além da capital nortenha aterra em Lisboa, Faro e Madeira. O crescimento da companhia fê-la expandir os seus voos para diversos destinos de férias na Bacia do Mediterrâneo, nomeadamente para as ilhas gregas, Chipre, Turquia e países do Norte de África. Desde o ano passado que a Transavia voa também de Paris/Orly para as ilhas do Sal, São Vicente e Boavista, na República de Cabo Verde, um país de língua oficial portuguesa em África..
A companhia tem uma frota de 10 aviões Boeing 737-800 todos equipados com winglets, com capacidade para 186 passageiros cada.
“A aposta no mercado português tem-se revelado muito acertada e a abertura destas duas ligações Porto-Lyon e Madeira-Lyon é mais um indício de que os consumidores demonstram uma apetência crescente pelas nossas propostas. Essa é uma realidade que se verifica ao nível do turismo de lazer e de viagens de negócio, em ambos os sentidos”, afirma Hervé Kozar, director-geral adjunto comercial da Transavia/França, num comunicado distribuído à imprensa.
O site da www.transavia.com indica tarifas desde 35 euros por percurso, do Porto para Lyon e desde 45 euros de Lyon para o Porto. À partida da Madeira para Lyon as tarifas estão desde 85 euros e desde 70 euros no regresso.