Transporte aéreo de passageiros próximo dos níveis pré-pandemia, diz a IATA

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O transporte aéreo de passageiros “nunca esteve tão perto” de eliminar os efeitos da crise causada pela pandemia de covid-19, recuperando em outubro 98,4% da sua atividade global de 2019, anunciou nesta terça-feira, dia 5 de dezembro, a principal associação do setor.

O dinamismo da atividade, calculado em receitas por quilómetro (RPK, na sigla inglesa), um dos índices de referência do setor, foi impulsionado sobretudo pelos voos domésticos que cresceram para 104,8% do nível de antes da crise, sublinhou a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA).

É a China, ainda sujeita há um ano a restrições de viagem para tentar conter a transmissão da covid-19, que explica este registo: os voos domésticos registaram um “crescimento de três dígitos” em comparação com 2022, sublinhou a IATA, em comunicado.

Os voos internacionais, cuja recuperação foi posterior à pandemia, também registaram um forte crescimento em outubro, de quase 30% num ano, atingindo 94,4% dos níveis do mesmo mês de 2019.

Este atraso deve-se principalmente à situação na Ásia-Pacífico, onde as ligações internacionais ainda atingem apenas 80,5% da frequência pré-pandemia, observou esta associação.

Apesar de tudo, com “os sólidos resultados de outubro”, o setor da aviação “nunca esteve tão perto de conseguir uma recuperação completa do tráfego após a pandemia”, saudou o diretor-geral da IATA, Willie Walsh (na imagem de abertura), citado no comunicado.

De acordo com as últimas projeções da IATA, publicadas em junho e que deverão ser atualizadas nesta quarta-feira, o transporte aéreo deverá quase regressar em 2023 ao número de passageiros antes da crise sanitária, com 4,35 mil milhões, face aos 4,54 mil milhões em 2019.

Globalmente, espera-se que as empresas registem os primeiros lucros este ano desde a pandemia de covid-19, com 9,8 mil milhões de dólares (9 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual).

Estas empresas perderam cerca de 183 mil milhões de dólares (170 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual) cumulativamente entre 2020 e 2022.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...