Transporte Aéreo e Turismo na África em debate em Cabo Verde

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde considera que o País ganha protagonismo internacional com a realização da I Conferência Ministerial sobre Turismo e Transporte Aéreo em África, permitindo também dinamizar o hub aéreo do Sal.

José Gonçalves fez essas considerações, na ilha do Sal, à margem da conferência, que decorre esta semana. Promovida pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI/ICAO) e pela Organização Mundial do Turismo (OMT/UNWTO), em parceria com o Governo de Cabo Verde, o evento envolve 400 participantes, ministros dos Transportes Aéreos e Aviação Civil, ministros do Turismo de todo o continente africano, altos dirigentes e especialistas da matéria.

Segundo o governante cabo-verdiano, a realização desta conferência no país traz “muitos ganhos” já que, conforme disse, vai permitir “maior mobilidade” no continente, “suportando imensamente” o hub aéreo do Sal.

Sublinhou, por outro lado, que além disso, dentro da comunidade da África, que são 54 países nos dois sectores, isso mostra “de facto” que o país já granjeou determinado protagonismo.

“Portanto, haverá ganhos concretos em termos de imagem do país, vai dinamizar o nosso turismo e fomentar o nosso hub aéreo, principalmente com a privatização da Cabo Verde Airlines. São grandes conquistas”, realçou o ministro.

A I Conferência Ministerial da OMT e ICAO, tem como propósito analisar os desafios e oportunidades que fomentam o desenvolvimento do turismo e transportes aéreos em África.

A reunião de Cabo Verde junta na ilha do Sal 400 representantes de entidades relacionadas com os setores da Aviação Civil e do Turismo em África. Portugal, pelas suas privilegiadas relações com o continente africano, e nomeadamente com a Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa, também está presente. A nível governamental, através da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. Ao nível do transporte aéreo com o vice-presidente da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), Carlos Seruca Salgado, e com a secretária da mesma entidade, Sílvia Maria Andrez, que é também secretária da CAACL – Comunidade das Autoridades de Aviação Civil Lusófonas.

É a primeira vez que ministros dos Transportes Aéreos, Aviação Civil e do Turismo de todo o continente africano, altos dirigentes e especialistas na matéria, dessas duas agências das Nações Unidas, se reúnem em África, tendo recaído a escolha sobre Cabo Verde para a realização deste considerado “grande” evento.

“Trata-se ainda de uma oportunidade ímpar para demonstrar a capacidade de Cabo Verde para organizar e ser anfitrião de eventos de alto nível internacional, mas, sobretudo, valorizando os nossos ganhos e mais-valias competitivas em sectores-chaves da economia nacional como sejam o transporte aéreo e o turismo, criando sinergias e potenciando vantagens comparativas da posição geoestratégica e da geopolítica do país como plataforma logística internacional no Atlântico médio”, refere uma nota sobre o evento.

 

  • Com base em texto distribuído pela ‘Inforpress – Agência Cabo-Verdiana de Notícias’
  • Fotos © VoyagesAfr

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Finnair cancela 300 voos entre 9 e 13 de dezembro devido à greve dos pilotos

A Finnair anunciou que irá cancelar um total de...

Euro Atlantic Airways amplia frota com mais dois aviões Boeing 777-200ER

A companhia portuguesa Euro Atlantic Airways (EAA), uma empresa...

Emirates recebe primeiro A350-900 – Trata-se do primeiro de uma encomenda de 65 aparelhos do mesmo tipo

A Emirates recebeu nesta segunda-feira, dia 25 de novembro,...