Trator de reboque incendeia-se junto de B747-8 da Lufthansa em Buenos Aires – com vídeo

Um veículo de reboque de aviões, normalmente designado por ‘trator de reboque’, incendiou-se no passado sábado, dia 2 de janeiro, pelas 18h00 locais, no Aeroporto de Ezeiza, na cidade de Buenos Aires, na Argentina, tendo ficado inoperacional.

Fotos publicadas nas redes sociais mostram o equipamento a arder junto de um avião de passageiros Boeing 747-8, matrícula D-ABYP, da companhia alemã Lufthansa, que acabou por sair de regresso a Frankfurt, na Alemanha, com duas horas de atraso, sobre a hora prevista. Desconhece-se se o veículo acidentado se preparava para rebocar ou tinha rebocado o avião da companhia alemã que, nesse momento, se encontrava junto de uma manga de embarque, da qual, provavelmente, tinha sido desligado. De certo vê-se na imagem abaixo que a lança que liga o avião ao trator estava ligada, se bem com o veículo a certa distância.

De qualquer forma e pelas imagens que chegam o incêndio não atingiu a aeronave. Três funcionários tiveram de ser levados para um hospital, com problemas respiratórios devido ao fumo inalado, mas tiveram alta médica após tratamento.

Várias companhias aéreas que utilizam os aeroportos argentinos, nomeadamente em Buenos Aires, têm reclamado nos últimos tempos sobre os equipamentos velhos e pouco eficientes colocados ao dispor pelos serviços de handling aeroportuário, que é da responsabilidade da Intercargo, uma empresa estatal, tal como a Aerolíneas Argentinas.

No caso do incidente do passado sábado, a mangueira do primeiro pronto-socorro dos bombeiros que acudiu ao local estava rota e verificou-se demora na assistência aos feridos, porque a ambulância que estava no posto de socorro mais próximo estava avariada, além de não estar equipada com oxigénio, denunciaram alguns profissionais ligados ao sector nas suas contas nas redes sociais. Mesmo assim, há que destacar a rápida intervenção dos bombeiros, cujo trabalho foi fundamental para extinguir o fogo e evitar danos maiores.

O Aeroporto de Buenos Aires/Ezeiza, o mais movimentado da Argentina, anunciou ter mandado abrir um inquérito ao incidente que apurará como tudo terá acontecido, referiram fontes oficiais do Ministério dos Transportes que tutela o sector. A Lufthansa não se pronunciou sobre o incidente.

 

  • Em seguida um vídeo publicado pelo site de notícias ‘Periodismo y Punto‘ mostra os primeiros segundos de ataque ao fogo:

 

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica