A edição online do ‘Jornal de Negócios’, que se publica em Lisboa, anunciou nesta tarde de sexta-feira, dia 15 de Maio, pouco depois das 17 horas locais, prazo de fecho para a entrega de propostas, que o processo de privatização de até 61% da companhia aérea nacional TAP Portugal atraiu três candidaturas que são lideradas pelos empresários de nacionalidade brasileira David Neeleman e Germán Efromovich e pelo português Miguel Pais do Amaral.
O jornal confirma a entrega de acordo com fontes ligadas ao processo. O Governo da República Portuguesa marcou para as 20h00 de hoje, na hora dos principais telejornais televisivos, a divulgação de informações oficiais sobre o processo.
No total, a Parpública, holding que gere as participações do Estado Português em empresas, recebeu três propostas à privatização da companhia aérea nacional.
German Efromovich, um dos sócios do Grupo Sinergy, que controla a o universo de companhias agrupadas na marca Avianca na América Latina (incluindo a Avianca Brasil), participa sozinho no concurso, desconhecendo-se ainda a composição dos consórcios dos outros dois candidatos.
Ao contrário da tentativa de privatização da TAP de 2012, onde apareceu apenas um candidato, o processo que está agora em curso vai decorrer num ambiente competitivo.
Os passos seguintes do processo de privatização
De acordo com o caderno de encargos do concurso, no prazo de cinco dias úteis após a recepção das propostas vinculativas de aquisição – ou seja, na próxima sexta-feira, dia 22 de Maio – e após audição da TAP quanto à adequação aos interesses da sociedade das propostas vinculativas de projectos estratégicos, a ocorrer no prazo de três dias, a Parpública terá de elaborar um relatório que descreva pormenorizadamente as propostas recebidas e as diligências informativas.
O relatório que terá de incluir uma apreciação de cada um dos proponentes e das respectivas propostas, determinando o seu mérito relativo em função dos critérios de selecção definidos.
De acordo com as regras do concurso, o Conselho de Ministros pode, em alternativa, determinar que se realize uma fase de negociações, com vista à apresentação de propostas vinculativas melhoradas e finais.
Também a comissão especial de acompanhamento da privatização da TAP liderada pelo economista e professor universitário Cantiga Esteves irá pronunciar-se.
- Todas as notícias sobre o processo de privatização da TAP Portugal neste LINK