União Europeia cria ponte aérea para entregar ajuda humanitária no Líbano

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A União Europeia (EU) anunciou nesta quarta-feira, dia 9 de outubro, a criação de uma ponte aérea composta por três voos com partida do Dubai e de Brindisi (Itália), de socorro às populações libanesas afetadas pelo conflito armado no Médio Oriente, prevendo-se que o primeiro avião chegue a Beirute na próxima sexta-feira, dia 11 de outubro.

Segundo um comunicado divulgado em Bruxelas, os voos, custeados pela Comissão Europeia, transportarão equipamentos da reserva da UE, incluindo artigos de higiene, cobertores e equipamento de abrigo de emergência, entre outros artigos.

Esta ajuda soma-se à já enviada, ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil da UE, pela Bélgica, Eslováquia, Espanha, França e Polónia e a da Grécia, que irá chegar nos próximos dias ao Líbano.

O atual conflito no Médio Oriente eclodiu há mais de um ano, quando o grupo extremista palestiniano Hamas lançou uma ofensiva sem precedentes no sul de Israel, que causou cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de reféns.

O ataque desencadeou uma operação militar israelita contra a Faixa de Gaza que, até à data, causou a morte de mais de 42 mil pessoas, a maioria civis.

No dia seguinte ao ataque do Hamas, o Hezbollah lançou mísseis através da fronteira libanesa para o norte de Israel para apoiar o grupo palestiniano ao criar uma nova frente de guerra.

Israel respondeu durante um ano, mas, em meados de setembro, intensificou as operações com uma série de bombardeamentos, incluindo em Beirute, que desmembraram a milícia islamita.

Aviões da Hi Fly empenhados em voos de resgate no Líbano

O grupo português Hi Fly tem realizado nos últimos dias vários voos de longo curso à partida de Beirute para repatriamento de cidadãos estrangeiros que vivem no Líbano. Nesta quarta-feira, a companhia teve dois aviões empenhados nesse transporte.

Nas redes sociais, têm sido mostradas imagens, obtidas nesta semana, durante um bombardeamento a áreas próximas do aeroporto, em que é visto um avião da Hi Fly estacionado na placa do aeroporto de Beirute, tendo por fundo uma nuvem de fumo provocado pelas explosões. Felizmente sem quaisquer prejuízos para o aparelho do grupo de aviação comercial de matriz portuguesa.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Avion Express Brasil deverá iniciar operações no início de 2025, anuncia o Grupo Avia Solutions

A Avion Express Brasil, subsidiária integral do Grupo Avia...

Açorianos titulares do ‘Cartão Interjovem’ terão viagens aéreas interilhas em dezembro a 21 euros (ida e volta)

Os jovens açorianos que sejam titulares do ‘Cartão Interjovem’...

EasyJet encoraja jovens mulheres a abraçar carreira na engenharia e manutenção de aeronaves

A companhia aérea europeia de baixo custo EasyJet associou-se...

Aeroporto de Viracopos/Campinas prepara-se para receber 207,5 mil passageiros no feriado prolongado

No mesmo período de cinco dias estão previstos 1.447...