A Uzbekistan Airways, a maior companhia aérea do Uzbequistão, uma das repúblicas que integravam a ex-União Soviética, anunciou uma nova medida de segurança que surpreendeu muitos dos seus passageiros: antes de entrarem no avião, todos os clientes terão que ser pesados.
A companhia explicou num comunicado que de acordo com as regras da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) passageiros e bagagens devem ser pesados antes de embarque, como medida de segurança. Contudo, que se conheça, neste momento, apenas uma outra transportadora aérea no mundo instituiu tal procedimento. Trata-se da companhia nacional da Samoa, uma ilha do Oceano Pacífico, cujos habitantes, nomeadamente os homens, se destacam pelo seu peso excessivo. A companhia teve mesmo de criar poltronas XL nos seus voos, destinadas precisamente a acolher esses clientes de maior volume…
No Uzbequistão, desde 1991 uma república independente da Ásia Central com cerca de 31 milhões de habitantes, o controlo de peso no embarque aplicava-se apenas às bagagens de porão e de mão. Contudo, a decisão da Uzbekistan Airways coloca o país entre os poucos que em todo o mundo obrigam os passageiros de avião a passarem pela balança no check-in.
A nota da companhia uzbeque diz os viajantes serão pesados em balanças especiais, construídas e encomendadas para a empresa, na área reservada ao embarque. Além disso, a companhia explicou que as pessoas serão enquadradas em três categorias – “homem, mulher e criança” – e que o peso não será divulgado ou comentado, enfatizando a discrição, confidencialidade e privacidade que os funcionários terão ao realizarem a tarefa.
Sou à favor de pesar passageiros e bagagens. Quem pesar mais paga mais.