Vaivém espacial europeu terá base na ilha de Santa Maria (Açores)

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Agência Espacial Portuguesa quer levar para a ilha de Santa Maria, no arquipélago dos Açores, o ‘Space Rider’, um vaivém europeu que faz experiências com microgravidade, aproveitando o aeroporto daquela ilha.

“O Space Rider é um laboratório de microgravidade”, que permite “desenvolver novos produtos e sistemas”, adiantou na segunda-feira, dia 26 de abril, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em declarações à agência de notícias ‘Lusa’.

Manuel Heitor visitou a ilha de Santa Maria, acompanhado pelo presidente do Governo Regional dos Açores e por uma comitiva da Agência Espacial Europeia, também denominada Portugal Space.

As experiências feitas com este vaivém vão, por exemplo, “transformar completamente a indústria farmacêutica”, já que permitem “fazer novos produtos de uma forma mais rápida”, referiu o ministro.

“Isso exige que, onde o ‘Space Rider’ aterra, tem de haver laboratórios das empresas farmacêuticas”, acrescenta o responsável pela tutela.

Manuel Heitor considera, por isso, que “trazer o ‘Space Rider’ não é apenas usar um aeroporto magnífico e uma localização magnífica, é também trazer novas pessoas e criar empregos aqui em Santa Maria”.

Na página na internet da Portugal Space, esclarece-se que se trata de um veículo que permite “o acesso e retorno de cargas úteis para e do Espaço, possibilitando a investigação e desenvolvimento de novos produtos em ambiente de microgravidade”.

Este é, por isso, um projeto que “depende, em grande medida, da capacidade de ligar os setores espaciais e não espaciais”.

Santa Maria surge como um local de desembarque para este sistema da Agência Espacial Europeia, “que permitirá à Europa ter um transporte viável para operações espaciais para e do Espaço, garantido à indústria europeia a capacidade de abrir novos mercados”, lê-se no ‘site’.

Durante esta segunda-feira foi assinado um protocolo de extensão entre a República Portuguesa e a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla inglesa) e foi dado a conhecer o novo projeto que a Portugal Space pretende implementar na ilha.

Este é “um grande investimento público europeu, onde Portugal decidiu investir, juntamente com Itália e com todos os países europeus, através da Agência Espacial”, adianta.

“A infraestrutura irá dispor de um centro de controlo de aterragem, além de uma plataforma de processamento e análise de cargas úteis com instalações e competências altamente especializadas”, especifica a descrição do projeto.

Essa empreitada irá a concurso ainda este ano, para que a obra possa ser iniciada em 2022, estando o voo inaugural previsto para 2023, disse à ‘Lusa’ o presidente da Portugal Space, Ricardo Conde.

“O ‘Space Rider’ surge no contexto de um “ecossistema” que está a ser criado em Santa Maria, que conta já com estruturas como o teleporto, que inaugurou nesta data uma antena de 15 metros dedicada à recolha de dados científicos que vão permitir perceber as alterações climáticas.

Estão também previstas a criação de um Porto Espacial e de uma instalação de teste de motores para foguetões.

Inicialmente estava previsto que o contrato para a instalação e funcionamento do Porto Espacial de Santa Maria fosse assinado em junho de 2019, para que os primeiros lançamentos de pequenos satélites ocorressem no verão de 2021, mas o concurso público acabou com a exclusão dos dois concorrentes.

O Governo da República Portuguesa aprovou em março de 2019 a criação da agência espacial portuguesa Portugal Space, com sede na ilha de Santa Maria.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Mais passageiros transportados interilhas em Cabo Verde em março e abril deste ano

Os dois aviões fretados pela TACV, companhia aérea estatal...

Presidente da TAP defende que o Estado Português não deve privatizar totalmente a empresa

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, defendeu que o...