Está concluído o processo de venda da companhia aérea portuguesa Euro Atlantic Airways (EAA) à empresa I-JET Aviation PT, subsidiária da sociedade Imperial Jet (I-Jet Aviation), sediada no Luxemburgo.
José Caetano Pestana, porta-voz da companhia fundada e liderada por Tomaz Metello, confirmou ao ‘Newsavia’ que o negócio está concluído, após ter sido autorizado pela Autoridade de Concorrência e pela ANAC, e que dentro de poucos dias haverá um comunicado da nova administração sobre o rumo que a companhia tomará, a partir de agora, 26 anos depois da sua criação.
Segundo conseguimos apurar, a companhia continua a trabalhar normalmente, mantendo-se à frente da empresa o CEO Eugénio Fernandes. Qualquer eventual mudança será comunicada nos próximos dias. Representantes do novo acionista da empresa deverão chegar à sede da companhia aérea já na segunda-feira, dia 25 de novembro.
No passado fim-de-semana, a administração da EAA comunicou por email aos seus colaboradores que “a empresa Imperial Jet (I-Jet) liderada por Mr. Abed El Jaouni comprou as ações juntamente com o fundo de investimento Njord Partners“, confirmando assim que “o acionista único”, Tomaz Metello, “concretizou a venda da sua participação à I-Jet Aviation PT [detida pela I-Jet] passando esta a ser o nosso novo acionista”, acrescentou.
A Autoridade de Concorrência concluiu em agosto passado que a “operação de concentração não se encontra abrangida pela obrigação de notificação prévia”, uma vez que I-Jet “não realiza qualquer volume de negócios em Portugal”. Adiantou ainda que solicitou um parecer sobre a operação à Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), “que não levantou qualquer objeção à operação“.
A I-Jet Aviation PT foi constituída no início de julho, em Lisboa, tem um capital social de um euro e é detida pela I-Jet Aviation S.A.R.L., com sede no Luxemburgo. Faz parte da Imperial Holding, que é controlada por Abed El Jaouni, empresário de origem árabe e com nacionalidade alemã, que é agora o novo dono da Euro Atlantic Airways. Segundo revela o jornal digital português ‘Observador’, El Jaouni fundou várias empresas nos ramos do imobiliário e da aviação. Começou a carreira como piloto na companhia aérea alemã Lufthansa e criou a ‘Cirrus Middle East’ (agora I-Jet), em 2004, no Líbano.