VINCI Airports torna-se o principal acionista do operador mexicano OMA

O grupo VINCI Airports assinou um acordo de compra de 29,99% do capital social do operador mexicano de aeroportos ‘OMA Aeropuertos’ (que integra o denominado ‘Grupo Aeroportuario del Centro Norte’), uma das maiores empresas nacionais do sector, cotada na Bolsa Mexicana de Valores. Esta transação permite à VINCI Airports acrescentar 13 aeroportos à sua carteira. Localizados no Norte e Centro do México movimentaram um total de 23 milhões de passageiros em 2019 (18 milhões em 2021).

O Aeroporto Internacional de Monterrey, que serve a capital industrial do México, é o quinto maior aeroporto do país e é responsável por quase metade do número de passageiros da OMA. A isto juntam-se os aeroportos internacionais de Chihuahua e de Ciudad Juárez, no coração da indústria mineira mexicana, Culiacán e Mazatlán, bem como oito aeroportos regionais e de turismo na costa do Pacífico e no México Central: Acapulco, San Luis Potosí, Torreón, Zihuatanejo, Durango, Zacatecas, Tampico e Reynosa.

O grupo VINCI Airports está assim a estabelecer-se no terceiro país mais populoso do continente americano, onde o número de passageiros no segundo trimestre de 2022 já conseguiu ultrapassar os níveis pré-pandémicos. O contrato é válido por 25 anos, com final previsto para 2048. A participação de 29,99% é considerada estratégica, já que será maioritária. O restante capital está bastante repartido entre os outros associados. Uma posição que confere à Vinci poderes para gerir os destinos da OMA nos próximos anos.

Após o encerramento do corrente ano financeiro, previsto para o final de 2022, a rede VINCI Airports, de matriz francesa, incluirá mais de 70 aeroportos em 13 países, entre os quais Portugal, Brasil e Cabo Verde.

Com esta nova transação o grupo de concessões e gestão aeroportuária confirma a continuidade da sua estratégia de expansão internacional e consolida ainda mais a sua posição como o principal operador privado de aeroportos do mundo, refere um comunicado distribuído pela VINCI Airports nesta segunda-feira, dia 1 de agosto.

 

  • Foto de abertura © ‘OMA Aeropuertos’, México

 

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica