Câmara de Turismo contesta “preços exorbitantes” da TAP nas rotas de Cabo Verde

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O presidente da Câmara do Turismo de Cabo Verde, Jorge Spencer Lima, considera que os preços “exorbitantes” das passagens aéreas têm um efeito negativo na procura do turismo em Cabo Verde, enquanto destino turístico.

Jorge Spencer Lima, em declarações à ‘Inforpress – Agência Cabo-Verdiana de Notícias’, reiterou que os preços exorbitantes das passagens têm uma influência grande no turismo em qualquer destino, mas particularmente para Cabo Verde, que dista menos de quatro horas da Europa.

O responsável pela Câmara do Turismo exemplificou, que neste momento, só o transporte corresponde a cerca de 50 por cento do pacote do destino Cabo Verde, o que é “elevado”, conforme sublinhou, se se tiver em conta os outros destinos competitivos, ponderando que a diferença não está no custo dos hotéis, mas no custo da viagem que é “extremamente elevado”.

“Não só para os turistas que os custos das passagens são elevados…, mas extremamente elevados para os próprios cabo-verdianos que queiram viajar, tendo de pagar quase o dobro que deveriam pagar para viajarem de férias”, analisou, referindo que o problema que se põe tem que ver com a conectividade e competitividade.

Ao fazer essa leitura, Jorge Spencer Lima vai mais longe afirmando que Cabo Verde está a ser “digerido praticamente” pelo sistema de monopólio da TAP, pelos “preços que quer” e pratica-os como quer para Cabo Verde.

“Em condições mesmo torturáveis. Há um abuso da posição da TAP relativamente a Cabo Verde. Nós temos que encontrar alternativas. A TACV tem que voar mais e melhor, tem que ser competitivo. A TACV é a nossa arma de combate, mas não está a conseguir sair do chão… não sei porquê?” questionou o responsável, em tom de desolação, manifestando confiança, entretanto, na companhia de bandeira.

“Eu confio, acredito e aposto na TACV… agora é preciso mudar de rumo rapidamente. Com tanta capacidade instalada que tem, em termos de pessoal de manutenção, tem gente que nunca mais acaba, e não tem aviões”, desabafou, aludindo que neste momento, alugar aviões, é a coisa mais simples que existe no mundo.

Acreditando que um dia a TACV vai melhorar, ter outros aviões, ser competitiva, Jorge Spencer Lima aprova a ideia do Governo, quanto à possibilidade de levar voos low cost para Cabo Verde o que poderá permitir maior diversificação dos mercados de origem e dos segmentos.

“Os low cost podem ser uma solução. Vamos ver o que vai acontecer. Mas não esquecer que os low cost são financiados por nós, pelos bolsos dos contribuintes cabo-verdianos. Os low cost não vão para destinos onde os preços não são apetecíveis”, acautelou a mesma fonte, compreendendo, todavia, que é preciso encontrar solução, já que, conforme disse, as encontradas até agora “falharam todas”.

 

“… a solução passa pela eliminação do “monopólio real” que existe neste momento da TAP, só possível, através da TACV.”

Jorge Spencer Lima, presidente da Comissão de Turismo de Cabo Verde

 

Por outro lado, atendendo que o mercado é livre, e não se pode impor preços às companhias aéreas, o presidente da Câmara do Turismo concluiu, dizendo que para que a situação venha a melhorar, a solução passa pela eliminação do “monopólio real” que existe neste momento da TAP, só possível, acentuou, através da TACV.

“Resolver o problema com a lei, pôr a TACV a voar, dar à TACV aviões, pôr a TACV a fazer o papel que sempre fez em Cabo Verde. Acordar a TACV, deixar os nossos pilotos voarem, deixar a nossa gente mostrar que somos capazes. A TACV tem uma capacidade instalada muito boa, tem um ativo grande. O Governo é que tem que tomar medidas”, enfatizou Jorge Spencer Lima, em tom de apelo.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...