GOL e Smiles fomentam inovação aberta para acelerar negócios

A companhia brasileira GOL Linhas Aéreas e a Smiles, empresa que gere o seu programa de fidelidade e passageiro frequente do mesmo nome, hoje instalada com uma completa plataforma de viagens, abriram uma “chamada pública para startups inovadoras voltadas ao setor de turismo”.

GOL e Smiles, apoiadas pela ACE Cortex, consultoria de inovação, lançaram um programa que tem como objetivo promover parcerias, gerar oportunidade de negócio e realizar projetos-piloto para futuras contratações, apreciando teses voltadas para o setor de viagens como um todo (travel techs) mas, também, abordando mobilidade, fintechs, loyal techs e turismo.

O foco do projeto é impactar de maneira positiva os clientes GOL e Smiles em toda a sua jornada com desafios em todas as áreas, como por exemplo, no âmbito da mobilidade, criar soluções para auxiliar os pontos de descolamento, desde o desempenho de veículos até sistemas de personalização, em prol da redução do tempo de percurso; na esfera das fintechs, o objetivo é trazer inovações de meios e formas de pagamento para os clientes, com tecnologias emergentes; e, no ecossistema de turismo, com travel techs e loyal techs, a ideia é fomentar soluções diretas e indiretas para melhorar a experiência do usuário e trazer recursos complementares para a jornada dos amantes de viagem, como plataformas de gestão e recursos tecnológicos para otimizar os sistemas de qualidade.

Antes de lançar o projeto, as equipas da GOL e da Smiles passaram por um treino específico da liderança de inovação aberta, o que possibilitou a seleção das teses bem definidas que vão guiar as nomeações das startups parceiras. O processo também contribui para cultivar a cultura de inovação na companhia, trazendo resultados positivos para o negócio.

“A inovação aberta é um processo essencial para nós, pois permite acelerar as nossas entregas de maneira disruptiva e menos centralizada. Estamos em busca de startups que possam contribuir para o nosso setor e, sobretudo, para a experiência dos nossos clientes – seja na deslocação, na jornada de consumo e até mesmo em serviços financeiros”, diz Luiz Borrego, diretor-executivo de Inovação da GOL.

 

Com mais de 20 anos de atuação no mercado brasileiro, GOL e Smiles possuem a inovação no seu DNA. Iniciativa pioneira entre empresas aéreas, a GOL lançou a GOLLABS em 2018, com intuito de ser um laboratório de inovação focado em experimentação e aprendizado, visando acelerar ideias inovadoras de forma a ampliar as oportunidades e criar valor para o negócio. No final de 2021 também foi lançado o Smiles LABS, ampliando a estrutura. Além disso, foi realizado, também no ano passado, um hackathon, com fomento de maratonas de ideias para integrar o processo de transformação digital da companhia aérea brasileira.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica