“Com o melhor jogador do mundo a bordo, Cristiano Ronaldo, o Boeing 767 que trouxe a Seleção Portuguesa para o Brasil pousou nesta quarta-feira, 11 de Junho, às 12h05, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (São Paulo)”, assim começa o texto distribuído pela assessoria de imprensa do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, Estado de São Paulo, que foca o facto da equipa lusitana ter sido a última a chegar ao País.
Costa do Marfim, Japão e Argélia chegaram ao Brasil por Viracopos nos dias 6, 7 e 8 de Junho, respectivamente. As seleções de Honduras, Nigéria e Rússia também utilizarão o Pier A do novo aeroporto de Viracopos para os descolamentos domésticos, totalizando sete equipas que passam por Viracopos durante a Copa, num total de 46 voos na primeira fase da competição.
“O sucesso da etapa de recepção de Viracopos foi confirmado com mais uma chegada rápida e eficiente da delegação”, refre o texto mais adiante. Após o desembarque, os jogadores foram recebidos por autoridades, concederam entrevistas e seguiram para os procedimentos de ‘check out’ feitos pela Polícia Federal e Receita Federal.
Cristiano Ronaldo, o mais assediado, disse estar cansado após uma viagem de mais 10 horas desde os EUA, onde a seleção portuguesa estava treinando. Ontem, Portugal goleou a Irlanda por 5 a 1, em partida realizada em Nova Jérsia. Ronaldo comeu pão de queijo e brincou com seus companheiros no saguão do aeroporto.
“O Novo Viracopos passou com louvor por seu primeiro teste, que foram as boas-vindas ao Brasil para essas delegações. Estamos preparados para os voos domésticos, que já começam amanhã com a Costa do Marfim. Toda a eficiência que o passageiro já vê em Viracopos será destacada durante a Copa”, avaliou o diretor-presidente da Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster.
Mais uma vez o painel pintado pelo artista Paulo Consentino fez sucesso entre os jogadores. A imagem mostra Cristiano Ronaldo vibrando em um dos muitos golos feitos com a camisa lusitana. O painel ainda contém representações de jogadores da Costa do Marfim, Japão, Argélia e Rússia.
Após os trâmites de entrada no país, os jogadores deixaram o aeroporto de ônibus (autocarro) rumo ao hotel. Os portugueses voltam ao novo aeroporto de Viracopos no dia 14 de Junho, rumo a Salvador, para o primeiro jogo, contra a Alemanha, e retornam no dia 16.
Toda a operação envolveu cerca de 300 pessoas, entre Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa, Vigiagro, Ibama, Anac, Abin, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Emdec e funcionários de diversas áreas de Viracopos, como Segurança e Operações.
Novo Aeroporto
Com investimento de 9,5 mil milhões de reais ao longo dos 30 anos de concessão, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, será preparado para receber mais de 80 milhões de passageiros/ano e deve se transformar no maior e mais moderno aeroporto da América Latina. Esse é o compromisso da Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária que ganhou o leilão de Viracopos realizado no dia 6 de Fevereiro de 2012 e iniciou, no fim de agosto do mesmo ano, as obras do primeiro ciclo de investimentos do MasterPlan do complexo.
O novo aeroporto de Viracopos foi concebido a partir do conceito de “aeroporto cidade” e sua expansão prevê ainda hotéis, shopping center e centro de convenções, num projecto desenvolvido em parceria com a projetista holandesa NACO, consultoria especializada na engenharia de aeroportos responsável pelo Aeroporto de Schipol, em Amsterdão, um dos mais modernos do planeta.
- Texto e imagens distribuídos pela assessoria de Imprensa do Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas
- Créditos das fotos: Edis Cruz/Aeroportos Brasil Viracopos
- Última notícia relacionada: ‘EuroAtlantic aterrou em Campinas com as bandeiras dos dois países no cockpit’
- Veja também o VÍDEO da chegada do avião da EuroAtlantic com a selecção portuguesa ao Aeroporto de Viracopos/Campinas (Autor: Viracopos FullHD)