Voo direto Pequim-Lisboa terá quatro frequências semanais no Inverno

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

O Aeroporto Internacional Humberto Delgado/Lisboa recebeu o primeiro voo direto regular de Pequim. O Airbus A330-200 da Beijing Capital Airlines aterrou na capital portuguesa pelas 08h30 locais desta quarta-feira, dia 26 de julho, com lotação esgotada. Nesta temporada de Verão haverá três ligações semanais, mas para a temporada de inverno 2017-2018 serão quatro voos semanais.O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, classificou de histórico o primeiro voo direto entre os aeroportos de Pequim, capital da República Popular da China, e Lisboa, salientando que “esta ligação é a verdadeira rota aérea da seda do século XXI”.

“Este é o verdadeiro lançamento da nova rota aérea da seda do século XXI. É um grande feito para Portugal a concretização desta ligação”, disse Pedro Marques no Aeroporto Internacional Humberto Delgado pouco depois de o avião ter aterrado em Lisboa.

Pedro Marques, que falava aos jornalistas que estiveram presentes na cerimónia de recepção ao voo JD459 da Beijing Capital Airlines, considerou que esta ligação é muito estratégica do ponto de vista económico, mas também político.

“As relações entre os dois países estão muito fortes e intensas nos últimos anos, mas ficaram mais durante a visita do primeiro-ministro à China e de vários membros do Governo há um ano e que foi um sucesso”, disse.

De acordo com o ministro, estas relações entre os dois países materializaram-se em ações concretas, não foi apenas durante a visita diplomática.

“Este foi um dos acordos assinados há um ano atrás, mas muito tinha sido feito pelo Governo, pela ANA, pelo Turismo de Portugal antes dessa visita. Também foi muito importante a presença há duas semanas em Portugal do presidente da Assembleia da República Popular da China”, contou (LINK notícia relacionada).

Fotos © Vinci Airports

Ministro destaca importância do Grupo HNA no crescimento e consolidação da TAP

O ministro português do Planeamento e das Infraestruturas adiantou que está previsto ainda este ano o reforço das ligações com mais um voo no inverno.

“Este grupo HNA, é um grupo que não só concretiza este voo, como é o grupo que investiu indiretamente na TAP, através da ‘Atlantic Gateway’. É uma ligação que pretende valorizar a nossa TAP e a economia portuguesa”, disse o governante que indicou que o número de turistas chineses para Portugal tinha aumentado cerca de 40%, antes desta ligação, por isso, as perspetivas são para uma subida.

“O potencial [destas ligações] é muito importante do ponto de vista turístico, mas também económico. Significa muito mais oportunidades para as empresas portuguesas se aproximarem do mercado chineses, no reforço das relações económicas com empresas chinesas e reforço do potencial das relações políticas entre os países”.

No entender de Pedro Marques, mais importante do que o momento simbólico de hoje será o resultado que durante muitos anos os portugueses vão perceber nas suas vidas e na economia portuguesa”.

“Temos uma posição geográfica única e temos de a aproveitar reforçando como já fizemos com as ligações da TAP à América do Norte mantendo as posições fortíssimas da TAP nas ligações a América do Sul e reforçando África”, disse.

O voo terá três frequências por semana – chegadas a Lisboa na quarta-feira, sexta-feira e domingo – entre a cidade de Hangzhou, na costa leste da China, e Lisboa, com paragem em Pequim. Há também a possibilidade dos passageiros com origem e destino para Macau utilizarem este voo com uma ligação da Capital Airlines entre a capital chinesa e o antigo território português do Oriente.

A chegada do primeiro voo da Capital Airlines entre Pequim e Lisboa foi o primeiro ato público em que participou o novo presidente do Conselho de Administração da TAP, Miguel Frasquilho, que aqui vemos com o comandante do A330-200 chinês. Foto © TAP Portugal

O voo entre Pequim e Lisboa demorará cerca de 13 horas e, no sentido inverso, demorará 12 horas. A atual ligação mais rápida entre a capital dos dois países demora 14 horas, com escala em Frankfurt, na Alemanha.

A China é já o maior emissor mundial de turistas e, segundo estatísticas oficiais, 135,1 milhões de chineses viajaram para fora da China continental, em 2016, num aumento de 12,5% em relação ao ano anterior.

A Capital Airlines é uma das subsidiárias do grupo chinês HNA, acionista da TAP, através do consórcio ‘Atlantic Gateway’ e da companhia brasileira Azul.


“Como

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...