Voo especial da SAS trouxe para Portugal 273 refugiados afegãos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um voo especial da SAS – Scandinavian Airlines desembarcou nesta segunda-feira, dia 13 de dezembro, 273 refugiados afegãos no Aeroporto de Lisboa, que serão acolhidos em Portugal, no âmbito da emergência humanitária no Afeganistão, que se verifica no país desde a tomada do poder pelos regime dos Talibãs.

O Airbus A350-900, matrícula SE-RSD, aterrou na capital portuguesa, pelas 14h50, depois de um voo proveniente de Doha, capital do Qatar, de cerca de 07h45.

Um comunicado do Governo Português, distribuído durante a tarde em Lisboa, indica que entre os refugiados contam-se diversos membros do Instituto Nacional de Música do Afeganistão (Afghanistan National Institute of Music – ANIM), elevando para 764 o total de cidadãos afegãos acolhidos por Portugal nas últimas semanas.  Os membros (professores, alunos e músicos da orquestra) do ANIM encontravam-se no Qatar desde o passado dia 4 de outubro, para onde foram conduzidos num voo da Qatar Airways, e onde nos últimos meses conseguiram recuperar os seus instrumentos e reiniciar as aulas e as sessões de ensaio de preparação para algumas digressões internacionais que já têm agendadas após o seu estabelecimento em Portugal.

Desde o início desta crise humanitária, o Governo português tem-se demonstrado fortemente empenhado em acolher cidadãos afegãos em situações de particular fragilidade e risco, dentro dos limites da capacidade nacional. Os cidadãos acolhidos correspondem às prioridades definidas: cidadãos portugueses; afegãos que colaboraram com as nossas Forças Nacionais Destacadas, afegãos que colaboraram com a União Europeia, com a NATO e com as Nações Unidas; e pessoas em situação particularmente vulnerável como, por exemplo, ativistas de direitos humanos, funcionários da administração afegã, jornalistas, músicos, mulheres desportistas, mulheres juristas e mulheres engenheiras.

A chegada deste grupo resulta de uma operação conjunta que envolveu as autoridades nacionais e do Qatar, assim como organizações norte-americanas, tendo os 273 cidadãos sido acolhidos provisoriamente em unidades de acolhimento da Grande Lisboa, devendo ser transferidos, posteriormente, para habitações autónomas.

Segundo a imprensa norte-americana, o Instituto Nacional de Música do Afeganistão implantará a sua sede em Portugal, que funcionará como escola de música, na qual será dada continuidade ao trabalho que estava a ser desenvolvido por professores e jovens músicos naquele país, nomeadamente do sexo feminino. As futuras instalações do ANIM, cuja localização não foi ainda definida, servirão também como centro de atração e de atividades para os afegãos que escolham Portugal para viver nos próximos anos e todos aqueles a quem seja facultada residência neste país europeu.

O avião da SAS saiu de Lisboa durante a tarde, com destino à cidade de Copenhaga, na Dinamarca, levando apenas a tripulação.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...