Bem-vindo, !|Sair

Voo inaugural do A320neo foi um sucesso, considera a Airbus

A Airbus anunciou que o primeiro voo realizado ontem por um protótipo do novo avião de passageiros A320neo foi um sucesso.

A aeronave descolou ontem, dia 25 de Setembro, pela primeira vez do aeroporto de Toulouse-Blagnac às 12h00 locais, pilotada por Philipe Pellerin e Etienne Miche de Malleray, ambos pilotos de teste da Airbus. Junto com eles no cockpit estava também Jean-Paul Lambert, engenheiro de testes. Na monitorização do desempenho do voo participaram Manfred Birnfeld e Sandra Bour-Schaeffer, também eles engenheiros de testes da construtora aeronáutica europeia.

 

A tripulação do primeiro voo de teste A320neo fotografada em Toulouse junto da novo aparelho da Airbus

A tripulação do primeiro voo de teste A320neo fotografada em Toulouse junto do novo aparelho da Airbus

 

 

O avião, MSN6101 com o registo F-WNEO, iniciou o processo de montagem na linha da Airbus, em Toulouse, em Março passado, tendo saído do hangar em Julho. Desde então, tem passado por várias verificações e testes em terra, em preparação para o primeiro voo de ontem. Voou com motores Pratt & Whitney PW1100G-JM e esteve no ar 02h30.

O MSN6101 é um dos seis aviões A320neo que integra o programa de testes da construtora que decorre até à certificação do novo modelo de aparelho por parte das entidades certificadoras da Europa e dos Estados Unidos da América.

A Airbus espera ter todo o processo concluído até ao final do Verão do próximo ano, estando a entrega formal do primeiro A320neo prevista para o quarto trimestre de 2015 à companhia Qatar Airways.

Os aviões da nova família ‘neo’ têm as seguintes capacidades recomendadas pela construtora: A319neo – 160 passageiros, A320neo – 189 e A321neo – 240.

 

VEJA AQUI OS MELHORES MOMENTOS DESTE VOO HISTÓRICO

  • Fotos Airbus/P. Pigeyre

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica