Um voo regular da TAP Air Portugal de São Tomé para Lisboa, previsto para hoje, foi cancelado e remarcado para domingo, dia 2 de maio, alegadamente devido a constrangimentos na realização dos testes à covid-19, segundo a transportadora portuguesa.
Cerca de 30 passageiros tinham viagem marcada para o voo que devia partir da ilha de São Tomé (República Democrática de São Tomé e Príncipe) às 20h40 locais desta quinta-feira, mas quando na quarta-feira tentaram realizar o teste à covid-19, sem o qual não podem viajar, não o conseguiram fazer.
Uma destas passageiras, a fazer voluntariado em São Tomé, contou à agência portuguesa de notícias ‘Lusa’ que no quartel militar onde se realizam os testes à covid-19 lhe foi dito que não os iriam realizar porque não tinham qualquer informação sobre o voo.
Os passageiros tentaram obter informações junto da delegação da TAP em São Tomé, onde lhes foi explicado que não existiam reagentes suficientes para a realização de testes à covid-19 para os passageiros dos três voos que a TAP contava operar esta semana.
Contactada pela ‘Lusa’, fonte da TAP confirmou que “o voo TP1528, São Tomé-Lisboa, foi cancelado devido à temporária limitação das entidades locais para realização de testes à covid-19”.
Segundo a companhia aérea portuguesa, “face a este constrangimento, as autoridades governamentais de São Tomé autorizaram apenas a realização dos voos da companhia ao domingo”.
Por esta razão, “os passageiros da TAP dos voos de hoje cancelados serão acomodados nos voos extra” de domingo, adianta a empresa nesta quinta-feira, dia 29 de abril.