Voos domésticos no Brasil recuam para níveis de 2012

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A recessão verificada no mercado de transporte aéreo no Brasil continuou se agravando em abril deste ano. A procura consolidada por viagens domésticas recuou 12,2% face ao mesmo mês do ano passado, anunciou nesta segunda-feira, dia 23 de maio, a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR).

A estatística agora revelada pela associação mostra aceleração em relação à queda apurada em março de 2016 (-7,3%) e completa um período de nove baixas seguidas. Em termos absolutos, esse foi o pior desempenho mensal da demanda doméstica desde fevereiro de 2013 – e o pior desempenho do indicador para um mês de abril desde 2012.

A redução da oferta, em 10,3% em abril, voltou a acontecer num patamar inferior ao da queda da procura. Isso levou à uma queda de 1,73 ponto percentual no fator de ocupação das aeronaves, resultando numa ocupação de assentos de 79,30% no mês.

Em abril foram registadas 6,8 milhões de viagens domésticas, total 12% abaixo do mesmo mês de 2015. Assim como verificado com a demanda, em termos absolutos, esse foi o pior resultado mensal desde fevereiro de 2013 e o mais fraco volume de passageiros para um mês de abril desde 2012.

Os números são a compilação das estatísticas de AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM, integrantes da ABEAR e responsáveis por 99% do mercado doméstico.

A participação do mercado doméstico entre estas empresas em abril ficou distribuída da seguinte forma:

 

LATAM (ex-TAM) – 36,85%

GOL – 33,88%

AZUL – 17,49%

AVIANCA – 11,77%

 

Na comparação das estatísticas acumuladas nos quatro primeiros meses de 2016 ante igual período de 2015, a demanda tem baixa de 6,5%, para uma oferta reduzida em 5,3%. O fator de aproveitamento (ocupação das aeronaves por voo) recua 1,09 ponto percentual, para uma ocupação de 79,83%. O total de 29,7 milhões de passageiros transportados em voos dentro do Brasil é 7,3% inferior ao registado no ano passado.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...