Voos entre Portugal e o Reino Unido voltam antes do Verão, garante o Governo em Lisboa

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

As restrições às viagens entre Portugal e o Reino Unido deverão ser levantadas antes do Verão, mas deverão ser mantidas durante mais algumas semanas, afirmou o ministro português dos Negócios Estrangeiros ao jornal britânico ‘Daily Telegraph’ (edição desta terça-feira, dia 16 de fevereiro).

Augusto Santos Silva disse que o atual confinamento em Portugal, que determinou o encerramento de escolas, lojas, restaurantes e bares, está a começar a reduzir as taxas de infeção.

“Esperamos que dentro de semanas possamos ultrapassar esta situação e possamos voltar à ligação normal entre o Reino Unido e Portugal”, explicou o ministro, acrescentando que espera “poder restabelecer a ligação antes do verão.”

O governante português considerou também “inútil” a inclusão de Portugal na lista de países de risco cujos viajantes para Inglaterra têm de cumprir uma quarentena de 10 dias num hotel designado pelas autoridades a um custo de 1.750 libras esterlinas (cerca de 2.000 euros) por pessoa.

“Não é necessário colocar Portugal na lista vermelha deste mês porque o Governo [português] prolongou a proibição de viajar para o estrangeiro”, justificou, alegando não existirem sinais da prevalência de variantes identificadas no Brasil ou África do Sul.

Portugal determinou a interrupção de voos diretos com o Reino Unido a 23 de janeiro, porém, estes já tinham sido suspensos pelo Reino Unido oito dias antes, a 15 de janeiro.

Portugal e Cabo Verde foram incluídos numa lista de outros países, nomeadamente da América do Sul, para travar a importação de casos de uma nova variante do coronavírus identificada no Brasil, país com o qual Portugal tem laços estreitos e ligações aéreas, só interrompidas no final de janeiro.

As viagens entre Portugal e Reino Unido já tinham sido perturbadas antes, quando, pouco antes do Natal, a 20 de dezembro, o Governo Português decretou que apenas os cidadãos nacionais ou estrangeiros residentes podiam entrar no país devido ao risco de uma variante do vírus SARS-CoV-2 identificada em Inglaterra e altamente infecciosa.

Porém, continua a ser possível circular entre os dois países fazendo escala em capitais europeias, como Madrid, Paris ou Dublin, se os passageiros apresentarem uma justificação de viagem, como o regresso à residência ou local de trabalho, bem como testes com resultado negativo feitos até 72 horas antes.

O Reino Unido registou 230 mortes de covid-19 na segunda-feira, somando 117.396 desde o início da pandemia covid-19, o balanço mais alto na Europa e o quinto a nível mundial, atrás dos Estados Unidos, Índia, Brasil e México.

Em Portugal, morreram 15.411 pessoas dos 787.059 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...