Foi efetuada uma proposta para o desenvolvimento do Yak-152 de código Ptichka-VVS. O documento foi emitido pela Rosoboronpostavka, ou seja, pela Agência Federal que fornece Armamento e equipamentos especiais para as forças militares russas. O caça de treino terá como cliente o Ministério de Defesa daquele país.
O valor do contrato para o desenvolvimento do avião turbo hélice ascenderá a 300 milhões de rublos (cerca de 5 milhões de euros). A Irkut Corporation é a primeira empresa candidata e avaliou o contrato em 318,7 milhões de rublos (cerca de 5 milhões e 200 mil euros). Os testes à aeronave deverão terminar a tempo do Yak-152 entrar ao serviço a 25 de Novembro de 2016.
O Yak-152 está indicado para o treino de pilotos. Os cadetes aprenderão nele as técnicas básicas de pilotagem, navegação e acrobacia. O avião deverá atingir os 300 a 320 km/h de velocidade máxima, um teto de operações de 4000 m e deverá poder descolar em apenas 300 m.
A autonomia será de 1400 km para uma aeronave que deverá ser capaz de cumprir 10 mil horas ou 30 mil ciclos num tempo de vida de 30 anos.
A calendarização do projeto de design está marcada para o final de Setembro deste ano e os quatro protótipos previstos deverão ser fabricados até ao fim de Outubro de 2015.
Imagens do mokup de tamanho original, do YAK-152, montado na Irkut Corporation para avaliação, desenhado e construído pelo departamento de design de aviação da Universidade de Moscovo, OSKBES