Bem-vindo, !|Sair

‘Esquilo’ comemora 30 anos como aeronave de instrução na FAB

A frota de helicópteros ‘Esquilo’ da Força Aérea Brasileira, fabricada pela Helibras no Brasil, completou 30 anos de operação em missões de instrução para pilotos e tripulantes em 2016. Para comemorar esse marco, a Helibras realizou uma cerimónia na ‘LAAD Defence & Security’, feira de segurança e defesa que acontece na cidade do Rio de Janeiro até sexta-feira, dia 7 de abril.

Em 2016, os Esquilos registaram 1.840 missões de instrução de pilotos e 259 missões de instrução de tripulantes na FAB. Mas, em números gerais, 2.156 pilotos já passaram pela formação na aeronave, sendo a maioria militares da aeronáutica e os demais profissionais de Polícia Militar e Civil, Bombeiros, Exército Brasileiro e Forças Armadas estrangeiras.

O primeiro helicóptero do modelo (HB 350B) chegou à FAB em 1986. A aeronave foi escolhida pela simplicidade de operação, boa relação peso-potência e a versatilidade de configurações. Por isso, também foi selecionada para ser utilizada para capacitação de pilotos e tripulantes nas diversas possibilidades de emprego da Aviação de Asas Rotativas.

Atualmente, o 1°/11° Grupo de Aviação da FAB possui 10 helicópteros AS350. Nos últimos dez anos, eles já registaram mais de 35 mil horas de voo, sendo a quase totalidade delas para a adaptação de instrutores e a instrução de oficiais recém-formados na Academia da Força Aérea e de outras Unidades.

“Os helicópteros Esquilo cumprem com excelência a missão de formar não só os pilotos, mas também mecânicos da aviação de asas rotativas da FAB. Eles proporcionam o aprendizado de todas as missões atribuídas pela Doutrina Básica da FAB, então depois dessa instrução o oficial está apto a realizar voo de navegação entre obstáculos, decolagem de prédio e todas as missões militares”, disse o tenente-coronel aviador Alexandre de Carvalho Ribeiro, Comandante do 1º/11º GAV, durante a homenagem.

“É com grande satisfação que a Helibras e a Airbus Helicopters prestam essa homenagem ao Esquadrão Gavião pelo marco de 30 anos e mais de 2 mil pilotos formados no nosso helicóptero Esquilo. Isso comprova a robustez e segurança da aeronave. E espero que os anos e os números de formandos dobrem!”, comentou o presidente da Helibras, Richard Marelli.

 

A formação dos novos oficiais contam com adaptação diurna e noturna, missões de emergência, rapel, içamento na água, resgate sobre a terra com utilização do guincho, carga externa, área restrita, voo em formação (2 e 4 aeronaves), helipontos elevados, navegação a baixa altura (NBA), além de missões de busca e escolta com o emprego de armamento.

Também em 2016 a FAB registou 150 mil horas voadas com os helicópteros da marca Helibras/Airbus Helicopters desde a implantação das primeiras aeronaves em seus Grupos de Aviação.

 

A frota atual de 33 helicópteros da marca é composta, além dos Esquilos, pelos modelos H225M, os mais recentes entregues e que são operados pelo 1º/8º GAV em Belém (PA), 3º/8º GAV no Rio de Janeiro (RJ) e GTE em Brasília (DF); pelos AS332 Super Puma operados pelo GTE em missões de transporte de autoridades e o EC135, biturbina leve operado pelo GTE.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica