A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil recebeu solicitação da companhia Azul Linhas Aéreas para que os voos operados nos aeroportos de Coari, Eirunepé e São Gabriel da Cachoeira, no Estado do Amazonas, sejam realizados com aeronaves modelo ATR-72, com capacidade para até 70 passageiros, a partir de Junho. Atualmente, as operações da companhia são realizadas por aeronaves ATR-42/500, também classificadas como ATR-45, com capacidade para 48 assentos.
Os três municípios estão entre os 270 que integram o programa de desenvolvimento da aviação regional da Secretaria de Aviação Civil. Só no estado do Amazonas, serão 25 que serão construídos ou reformados.
Os aeroportos de Coari, Eirunepé e São Gabriel da Cachoeira já operam voos comerciais, mas, receberão melhorias que aumentarão a sua capacidade, como ampliação de pista e pátio.
Dos três aeroportos, o de Coari é o que tem o processo mais avançado. A ampliação do terminal encontra-se na fase de anteprojeto, que é a elaboração do projeto de engenharia para licitação da obra. Já os terminais de Eirunepé e São Gabriel da Cachoeira (Aeroporto de Uaupes) estão em estudo preliminar, quando são feitos estudos para definir o tamanho do pátio, pista, terminal e o investimento necessário para isso.
A mudança solicitada pela companhia Azul para os aeroportos desses municípios deve-se aos planos da empresa de deixar de operar o modelo ATR-45, utilizados pela companhia em 21 localidades no país. Na região Norte, os aeroportos de Manaus e Tefé ainda são atendidos por aeronaves ATR-45 da Azul.
Segundo a ANAC, para a substituição das aeronaves, a companhia, juntamente com o operador aeroportuário, deverá cumprir com os requisitos de segurança das operações.
Após o cumprimento dos requisitos citados, a empresa poderá realizar a substituição das aeronaves oferecendo mais assentos aos passageiros para as localidades atendida.