Bem-vindo, !|Sair

A330-200 da Azores Airlines faz 1ª viagem comercial no dia 25 de março

O Airbus A330-200 da Azores Airlines, companhia de bandeira portuguesa com sede na Região Autónoma dos Açores, vai realizar na sexta-feira, dia 25 de março, o seu voo inaugural com passageiros ao serviço da companhia açoriana, confirmou ao ‘Newsavia’ António Portugal, porta-voz do grupo SATA.

Só agora é que ficou legalizada, perante as autoridades aeronáuticas portuguesas, a situação do novo avião da frota do grupo SATA, que está integrado na companhia que realiza voos para aeroportos nacionais e internacionais, e que agora passou a denominar-se Azores Airlines, em substituição da designação SATA Internacional, criada em 1998. Os voos continuarão com o mesmo código (S4) e a maioria dos aviões manterá a pintura da SATA Internacional.

Azores A320 CS-TKQ Montreal_mar16 900px

O primeiro A320 com as cores da Azores Airlines fotografo em Montreal, no Canadá, onde foi pintado.

Presentemente, apenas o A330-200, matrícula CS-TRY, tem a nova pintura, que mostra, além do novo logótipo e lettering uma baleia em cor verde na fuselagem. Um Airbus A320, matrícula CS-TKQ, está em Montreal, no Canadá, onde está também a receber a nova pintura, que poderá diferir, na fuselagem, o motivo decorativo. Por enquanto tem uma base branca, como se pode ver na imagem que publicamos acima e que foi cedida pelo grupo SATA.

O novo A330-200, o primeiro ao serviço da companhia e que entra para iniciar a substituição dos Airbus A310-300, fará um voo entre Lisboa e Boston com escala no Aeroporto Internacional João Paulo II, na cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores, no dia 25 de março, regressando pelo mesmo itinerário. Este A330 tem capacidade para transportar 289 passageiros, sendo 24 em Classe Executiva. A companhia tem oito tripulações habilitadas e certificadas para trabalharem com o A330-200.

A Azores Airlines anunciou recentemente um programa de voos entre Portugal e os Estados Unidos, para aeroportos que servem os principais núcleos de emigrantes das ilhas, e com a novidade de uma nova ligação entre Ponta Delgada e Providence, a partir de Junho.

Para poder responder à maior procura que se verifica no período de Verão nos voos para os EUA e Canadá, o grupo SATA contratou um avião A340-300 da companhia portuguesa HiFly, que estará ao serviço a partir desta segunda-feira, dia 21 de março.

A frota da Azores Airlines ficará agora constituída por um A330-200, dois A310-300 e três A320. Junta-se o A340-300 da HiFly, fretado em regime ACMI, com tripulação, manutenção e seguro incluídos.

 

Nely Furtado madrinha do novo avião da SATA

A cantora luso-canadiana Nely Furtado, filha de emigrantes açorianos, nascida no Canadá, será a madrinha do novo avião A330-200 do Grupo SATA. A artista tem uma carreira internacional como cantora, compositora e actriz, tendo ganho um prémio ‘Grammy’ em 2002.

O aparelho será batizado com o nome de ‘Ciprião de Figueiredo’, considerado uma das mais importantes figuras da História dos Açores, autor da frase “Antes Morrer Livres do que em Paz Sujeitos”, adotada como divisa da Região Autónoma. Distinguiu-se como corregedor dos Açores, no contexto da crise de sucessão de 1580, tendo sido, durante a sua governação no arquipélago, responsável pela fortificação e defesa da ilha Terceira, que levou à vitória da celebrada batalha da Salga.

A cerimónia do batismo terá lugar na quarta-feira, dia 23 de março, pelas 15h00, no Aeroporto Internacional João Paulo II, na cidade de São Miguel.

 

  • Fotos: Grupo SATA/Azores Airlines

2 Comments

  1. Boa noite,

    a SATA apenas opera com 2 A310-300, e não 3 como indicado na notícia, nomeadamente o CS-TGU e CS-TGV.
    CS-TKN Stored 01/2016 – Named Macaronesia

    • Catanho Fernandes

      Muito obrigado pela sua correção. Já procedemos à devida emenda no texto. Melhores cumprimentos Catanho Fernandes, editor-executivo Newsavia.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica