O Airbus A380 do grupo português Hi Fly está a realizar nesta segunda-feira, dia 15 de junho, mais uma viagem de transporte de equipamentos hospitalares e sanitários para combate à pandemia de covid-19, fretado pelo Governo da Província do Quebéque, no Canadá.
O avião matrícula 9H-MIP, que opera com o COA da Hi Fly Malta, uma subsidiária do grupo controlado pela Fundação Mirpuri, tinha realizado na semana passada um operação semelhante, também de transporte de equipamentos entre a China e o Canadá (LINK notícia relacionada). Aliás, a Hi Fly está desde há várias semanas com outros dois aviões em permanência no Aeroporto de Montreal/Mirabel, que têm feito diversos voos de ida e volta à República Popular da China para transporte de carga, contratados por entidades governamentais canadianas.
O A380 da Hi Fly chegou no domingo, dia 14 de junho, a Tianjin, pelas 07h38 locais, tendo descolado nesta segunda-feira, dia 15, pelas 16h18 locais (08h18 UTC) com destino a Montreal.
Como indicámos na última notícia publicada, e acima referida, o A380 do grupo português, é um dos poucos do seu tipo e modelo que está a voar nestes dias, em que a maioria das frotas de longo curso estão estacionadas.
Apenas conseguimos detetar neste final de semana mais uma companhia a voar este tipo de avião: a China Southern Airlines, que tem na sua frota cinco aeronaves A380 e que continua a utilizá-las, com regularidade, em voos da China para Londres/Heathrow e para aeroportos da costa oeste dos Estados Unidos da América.
- Na imagem de abertura publicamos uma bonita fotografia do A380 da Hi Fly, obtida no domingo, dia 14 de junho, quando descolava do Aeroporto de Montreal/Mirabel, para mais um voo com destino a Tianjin (China). Foto © Célian Thibault