Açores paga 10 milhões de euros à SATA pelos voos inter-ilhas até Março de 2015

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Governo dos Açores vai celebrar novo contrato com a SATA para a concessão do transporte aéreo inter-ilhas, que vigorará até Março de 2015, quando espera já ter definidas novas obrigações de serviço público para estas ligações, determina uma resolução do órgão executivo da Região Autónoma que foi publicada hoje, dia 4 de Agosto, no ‘Jornal Oficial’.

O Conselho do Governo Regional decidiu “autorizar a realização de um ajuste directo para a formação de um contrato de concessão do serviço público aéreo regular no interior da Região Autónoma dos Açores, no período de 1 de Outubro de 2014 a 31 de Março de 2015”, pelo “valor de máximo” de dez milhões de euros.

O Governo açoriano decidiu ainda, segundo a mesma resolução, “desencadear o processo de revisão das obrigações de serviço público aéreo regular no interior da Região Autónoma dos Açores, delegando os poderes necessários para este efeito no secretário regional do Turismo e Transportes”.

O texto lembra que termina a 30 de Setembro a vigência do actual contrato com a SATA (a transportadora aérea regional de que o executivo açoriano é o único accionista) para as ligações entre as nove ilhas do arquipélago, que foi celebrado em 2009.

Por outro lado, acrescenta, só em Março de 2015 deverão estar em vigor as novas obrigações de serviço público entre os Açores e o resto do país, negociadas com o Governo da República e cujo modelo foi recentemente apresentado.

O executivo açoriano diz que, neste contexto, só agora é possível avançar com a revisão do modelo das ligações inter-ilhas, esperando ter esse processo concluído também em março do próximo ano.

Até lá, “importa garantir a continuidade do serviço de transporte aéreo regular inter-ilhas”, de modo “a evitar grave prejuízo para o interesse público e simultaneamente salvaguardar os direitos dos cidadãos, em particular dos residentes nos Açores, sublinha o executivo, para justificar o novo contrato com a SATA.

O presidente do Governo dos Açores anunciou a 18 de Julho um acordo com o executivo nacional que prevê a liberalização das ligações aéreas entre o continente e as ilhas de São Miguel e Terceira (abrindo a porta à entrada das ‘low cost’) e a diminuição para metade das tarifas para residentes, que passam a pagar, no máximo, 134 euros para ir ao Porto ou a Lisboa (Vide nossa notícia).

O acordo com Lisboa prevê, por outro lado, novas obrigações de serviço público nas ligações Lisboa/Pico e Lisboa/Santa Maria, que passam a ter pelo menos dois voos semanais. No caso do Faial, mantêm-se as três ligações semanais mínimas actuais.

São Miguel, Santa Maria, Terceira, Faial e Pico são as chamadas ‘gateways’ dos Açores, ou seja, os cinco aeroportos com voos de e para fora do arquipélago.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...