Aeródromo de Ponte de Sor acolhe a 9.ª edição do CanSat Portugal

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Câmara Municipal de Ponte de Sor, no Alto Alentejo, acolhe, pela segunda vez, uma nova edição do CanSat Portugal, entre 5 e 8 de maio de 2022 no Aeródromo Municipal. Será a 9.ª edição da competição anual que, desde 2014 desafia alunos do ensino secundário de todo o País a lançar modelos funcionais de microssatélites, cujo sistema base (antena, bateria e sensores) está integrado num volume equivalente ao de uma lata de refrigerante (daí o nome “can”, lata em inglês).

O CanSat Portugal é um projeto educativo do ESERO Portugal, organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia (ESA). As diferentes equipas, constituídas por quatro a seis elementos, têm que elaborar um projeto completo como numa situação real, com todas as suas fases, integrar todos os seus componentes, testar o sistema, preparar para o lançamento e analisar os dados científicos obtidos. Devem projetar um CanSat que seja capaz de sobreviver a um lançamento. Este pode ser feito através de um pequeno foguetão (até 1km de altitude), ou através de um avião, drone ou balão. Após o lançamento, durante a descida, o CanSat deve executar uma missão científica, comunicar os dados a um computador no solo e aterrar de forma segura. A missão inclui a análise dos dados recolhidos.

A equipa vencedora das quinze a concurso representará Portugal na final internacional. A organização pretende que, este ano, já venha a realizar-se presencialmente dependendo da evolução da pandemia de SARS-CoV-2.

“O envolvimento do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor e da Autarquia em mais uma edição do CanSat orgulha-nos pelo reconhecimento na dedicação que a Câmara Municipal depositou na edição do ano passado. É ainda um reforço do envolvimento da parceria estabelecida com a Agência Espacial Portuguesa (PT Space) e com a Ciência Viva. A realização deste evento consolida o alinhamento do projeto da ESERO Portugal com a estratégia que definimos para Ponte de Sor, para o cluster da Aeronáutica, Espaço e Defesa e que tem como pressuposto a qualificação dos nossos jovens nestas áreas” refere Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal.

“Participar no CanSat dá a estes alunos a oportunidade de desenvolverem um projeto espacial de A a Z, desde a fase de prototipagem ao seu lançamento, aprofundando conhecimentos em diferentes áreas, como a matemática, a física e as ciências do espaço. Ao mesmo tempo aprendem a trabalhar em equipa e desenvolvem competências de comunicação, mediante a apresentação do seu projeto a uma audiência de cientistas e especialistas no espaço. A Ciência Viva, através do Esero Portugal, é o parceiro nacional deste projeto educativo da ESA, que atualmente é desenvolvido também com o apoio da Agência Espacial Portuguesa e cujo sucesso e impacto nos estudantes do ensino secundário é notório, com muitos alunos a seguirem carreiras ligadas à área do espaço,” refere Ana Noronha, Diretora Executiva da Ciência Viva.

O júri que avaliará os projetos será composto por Ricardo Conde (presidente da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space), Rui Agostinho (professor auxiliar do departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço), Eduardo Ferreira (vice-presidente da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space e chefe de Divisão da Manutenção da NAV), Agostinho Fonseca (professor auxiliar de sensores e sistemas do Instituto Superior Técnico), Duarte Cota (professor e coordenador do Núcleo de Programação e Robótica da Escola de Novas Tecnologias dos Açores – ENTA – e ex-participante como professor de edições anteriores da competição, tendo já sido campeão nacional e europeu) e Ana Noronha (diretora executiva da Ciência Viva).

Prevêem-se a atribuição dos seguintes prémios: melhor pontuação global – 1º lugar e vencedor (representante de Portugal na European CanSat Competition); prémio para o melhor Desempenho Técnico; prémio para a melhor Missão Científica; prémio para a equipa mais profissional; prémio para a melhor Divulgação; Menção Honrosa (opcional)

 

Programa

5 MAIO · QUINTA-FEIRA

08.30 – 12.30 CHEGADA E CHECK-IN DAS EQUIPAS ⁄⁄ AUDITÓRIO CANSAT PAV B

13.00 – 14.00 ALMOÇO ⁄⁄ CAMPUS AERONÁUTICO

14.00 – 14.30 BRIEFING DAS EQUIPAS E INÍCIO DOS TRABALHOS ⁄⁄ AUDITÓRIO CANSAT PAV B

14.30 – 19.30 LANÇAMENTO DE TESTE DE ROCKETS COM DRONE + APRESENTAÇÕES INICIAIS AO JÚRI⁄⁄ ZONA DE TESTES + AUDITÓRIO CANSAT PAV B

20.00 – 21.00 JANTAR ⁄⁄ CAMPUS AERONÁUTICO

21.30 – 22.30 CERIMÓNIA DE ABERTURA ⁄⁄ AUDITÓRIO CANSAT PAV B

23.00 – 00.00 TRABALHO AUTÓNOMO DAS EQUIPAS ⁄⁄ AUDITÓRIO CANSAT PAV B

6 MAIO · SEXTA-FEIRA

07.00 – 08.00 PEQUENO ALMOÇO E BRIEFING A EQUIPAS ⁄⁄ CAMPUS AERONÁUTICO

08.30 – 09.00 INICIO DO TRANSPORTE PARA ZONA DE LANÇAMENTO DE ROCKETS ⁄⁄ CAMPUS AERONÁUTICO

09.00 – 12.30 LANÇAMENTOS DE DRONE EM FALTA + LANÇAMENTOS DE ROCKETS⁄⁄ ZONA DE TESTES / ZONA DE LANÇAMENTO

13.00 – 14.00 ALMOÇO ⁄⁄ CAMPUS AERONÁUTICO

14.30 – 18.00 LANÇAMENTOS DE ROCKETS ⁄⁄ ZONA DE LANÇAMENTO

18.30 – 19.30 DEBRIFING DOS LANÇAMENTOS DO DIA (SOM) ⁄⁄ AUDITÓRIO CANSAT PAV B

20.00 – 21.00 JANTAR ⁄⁄ CAMPUS AERONÁUTICO

21.30 – 00.00 TRABALHO AUTÓNOMO DAS EQUIPAS ⁄⁄ AUDITÓRIO CANSAT PAV B

7 MAIO · SÁBADO

07.00 – 08.00 PEQUENO ALMOÇO E BRIEFING A EQUIPAS ⁄⁄ CAMPUS AERONÁUTICO

08.30 – 12.30 LANÇAMENTOS FINAIS DE ROCKETS / VISITA AO AERÓDROMO ⁄⁄ ZONA DE LANÇAMENTO

13.00 – 14.00 ALMOÇO ⁄⁄ CAMPUS AERONÁUTICO

14.30 – 15.30 TRABALHO AUTÓNOMO DAS EQUIPAS ⁄⁄ AUDITÓRIO CANSAT PAV B

15.30 – 19.00 APRESENTAÇÕES FINAIS AO JÚRI (SOM) ⁄⁄ AUDITÓRIO CANSAT PAV B

19.30 – 20.30 JANTAR ⁄⁄ CAMPUS AERONÁUTICO

21.00 – 00.00 APRESENTAÇÕES FINAIS AO JÚRI + SESSÕES COM OS ALUNOS ⁄⁄ AUDITÓRIO CANSAT PAV B

8 MAIO · DOMINGO

07.00 – 08.30 PEQUENO ALMOÇO E BRIEFING A EQUIPAS ⁄⁄ CAMPUS AERONÁUTICO

08.30 – 12.30 VISITA CULTURAL A PONTE DE SOR ⁄⁄ PONTE DE SOR

08.30 – 12.30 APRESENTAÇÕES EM FALTA ⁄⁄ AUDITÓRIO CANSAT PAV B

13.00 – 14.00 ALMOÇO ⁄⁄ CAMPUS AERONÁUTICO

14.30 – 17.00 ENTREGA DE PRÉMIOS E SESSÃO DE ENCERRAMENTO ⁄⁄ AUDITÓRIO CANSAT PAV B

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...