O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, no Estado do Paraná, recebeu, na semana passada, o título de ‘Aeroporto + Brasil’, principal categoria do prémio realizado anualmente pela Secretaria de Aviação da Presidência da República. O resultado é fruto da ‘Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro’, instrumento de política e gestão que ouviu 52.412 viajantes de voos domésticos e internacionais ao longo de 2015. As entrevistas são realizadas nos 15 aeroportos responsáveis por 80% da movimentação de passageiros no País, noticiaram fontes governamentais.
Além de conquistar o título principal, o Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, foi o melhor aeroporto em outras três categorias, segundo a opinião dos passageiros: ‘Restituição de bagagem + eficiente’, ‘Aeroporto + cordial’ e ‘Raio-x + eficiente’.
Viracopos, em Campinas (Estado de São Paulo), levou o primeiro lugar nas categorias ‘Aeroporto com + Facilidades ao Passageiro’ e ‘Aeroporto + limpo’. O terminal de Natal (Rio Grande do Norte) foi o escolhido para os troféus de ‘Aeroporto + Confortável’ e ‘Check-in + Rápido’. Completa a lista de vencedores o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, com o prémio de ‘Serviço Público + Eficiente’.
Companhias aéreas também foram premiadas
Uma das novidades desta edição é que pela primeira vez a Secretaria incluiu duas categorias para reconhecer o desempenho das companhias aéreas. Na categoria ‘Check-in + Rápido’ a vencedora foi a Azul Linhas Aéreas Brasileiras; o troféu ‘Restituição de bagagem + Eficiente’ ficou com a Gol Linhas Aéreas Inteligentes.
Para chegar às 11 categorias, a Secretaria agrupou os indicadores com maior afinidade entre os 48 itens de infraestrutura, atendimento e gestão que fazem parte da Pesquisa de Satisfação Geral do Passageiro, realizada a cada trimestre. O objetivo é estimular a melhoria da prestação de serviços aeroportuários, orientados para a satisfação dos usuários do transporte aéreo.