Aeroporto de Istambul/ Sabiha Gokçen encerra devido a despiste de avião da Pegasus

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Aeroporto de Istambul/Sabiha Gokçen só deverá reabrir na manhã desta quarta-feira, dia 8 de janeiro, tendo permanecido encerrado ao tráfego durante toda esta terça-feira, devido ao despiste de um avião de passageiros, que ficou atolado na terra, logo pela manhã.

O Boeing 737-800 da companhia turca Pegasus Airlines, matrícula TC-CCK, saiu de pista pelas 09h10 locais, após uma aterragem mal sucedida, no final de uma viagem com 164 passageiros a bordo, que tinha sido iniciada em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos.

O avião aterrou numa ocasião de mau tempo, com muita chuva e ventos cruzados, tendo saído para uma zona de terra entre a pista de aterragem e um caminho de circulação. Ficou com os trens enterrados na lama. Todos os ocupantes saíram ilesos, tendo desembarcado pelas mangas pneumática de emergência. O avião foi evacuado de acordo com as normas de segurança e os passageiros recolhidos no terminal, onde a companhia aérea prestou a assistência devida e necessária, segundo relata a imprensa turca.

O aparelho sofreu importantes avarias, ao nível dos trens de aterragem, motores e fuselagem, pelo que é difícil numa primeira avaliação indicar se será recuperado. Aliás, as fotografias são bem elucidativas. De qualquer modo, disseram fontes da companhia aérea e do aeroporto, tem havido o maior cuidado nos trabalhos de remoção da aeronave, a fim de não provocar ainda mais prejuízos.

O aeroporto deveria reabrir ao tráfego ao fim da tarde desta terça-feira, mas devido, precisamente, aos cuidados que estão a ser tomados na operação de resgate do avião, que teve de ser içado e depois rebocado para uma área de trabalho de manutenção do aeroporto, só deverá estar terminado na madrugada desta terça-feira.

Um NOTAM distribuído pela autoridade de aviação da Turquia indica que o Aeroporto de Istambul/ Sabiha Gokçen, localizado a cerca de 32 quilómetros de distância de Istambul (Turquia), só deverá reabrir pelas 06h00 locais desta quarta-feira, dia 8 de janeiro, quase 24 horas depois do incidente.

 

  • Notícia atualizada às 23h45 UTC
  • Fotos © Twitter/Arff Agri

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...