Aeroporto de Kathamandu reabriu – A330-300 turco retirado ao fim de três dias

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Aeroporto Internacional de Tribhuvan, em Kathamandu, no Nepal, reabriu na noite deste sábado, depois de ter sido concluído o transbordo e reboque do avião Airbus A330-300 da Turkish Airlines, registo TC-JOC, que tinha saído de pista na passada quarta-feira, dia 4 de Março, quando tentava um segundo pouso, em voo proveniente de Istambul, com 227 passageiros e 11 tripulantes a bordo. Apenas quatro ocupantes sofreram escoriações menores e todos foram evacuados pelas mangas de segurança da aeronave.

A demora de mais de três dias na remoção do avião deveu-se à grande dimensão da aeronave e ao facto das autoridades nepalesas não disporem de equipamento necessário e suficiente para a deslocação em segurança da aeronave.

Segundo informações da imprensa do Nepal, em diversos sítios online, o Nepal teve de solicitar à Índia o envio de técnicos e equipamentos adequados para o levantamento e reboque da aeronave, que aterrou sem as rodas de nariz e que ficou com os trens de rodas centrais enterrados na lama e erva num terreno entre a pista principal do aeroporto e um dos caminhos de circulação.

Da Índia chegou na quinta-feira um Hércules da Força Aérea Indiana que transportou 12 técnicos especializados na remoção de aeronaves e que levou almofadas de ar, em borracha muito resistente, que ajudaram a içar o avião de forma a deslocá-lo para a pista principal, da qual estava afastado cerca de 150 metros.

A operação exigiu grande cuidado, não só para evitar que a aeronave de 126 toneladas de peso sofresse outros prejuízos, mas também porque o depósito da asa direita guardava cerca de 15 toneladas de combustível. Logo que o avião foi levado para a pista principal assentou o focinho na carroçaria de um camião forrado com pneumáticos e que serviu de reboque. No trem esquerdo central foram mudados três pneus que tinham rebentado, de forma a permitir que a fuselagem rodasse sobre a pista até ao local onde ficou imobilizado, na zona leste do aeroporto, junto do hangar da companhia Buddha Air.

Fontes do aeroporto agradeceram a colaboração dos técnicos enviados pelo Governo da Índia e de todas as forças militares e de segurança que durante mais de 72 horas mantiveram vigilância ao avião turco acidentado e que colaboraram ativamente nos trabalhos de remoção da aeronave.

O Aeroporto Internacional que serve a capital do Nepal já reabriu ao tráfego internacional, pelas 19h30 locais (12h30 UTC) deste sábado. Os responsáveis esperam deixar o aeroporto a funcionar durante 24 horas consecutivas, de forma a permitir a regularização dos voos internacionais. O avião que sofreu o incidente estava imobilizado junto da berma da pista, o que levou as autoridades a apenas permitirem a operacionalidade de metade da sua extensão, o que deu perfeitamente para os voos regionais, domésticos e para países limítrofes.

Técnicos da Turkish e da Airbus já se encontram no Nepal, onde, a partir deste fim-de-semana trabalharão na análise dos estragos e na reconstrução e reparação do A330-300 da companhia turca.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...