Aeroporto de Macau ligado ao sistema nacional de gestão de tráfego aéreo da R. P. da China

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Aeroporto Internacional de Macau, no sul da China, está oficialmente ligado ao sistema nacional de gestão de tráfego da República Popular da China, desde o final do ano passado, revelou o presidente da Autoridade de Aviação Civil da Região Administrativa Especial de Macau.

Numa resposta a uma interpelação do deputado Lam Lon Wai, Pun Wa Kin indica que a medida permitiu que os operadores e companhias aéreas dessem “mais um passo”, nomeadamente no que respeita à tomada de decisões estratégicas e funcionais, mas também no âmbito da eficiência operacional diária do Aeroporto, revelou nesta segunda-feira, dia 26 de fevereiro, o jornal ‘Tribuna de Macau’, que se edita em língua portuguesa.

Reproduzimos em seguida o artigo que aborda esta matéria, da autoria da jornalista Catarina Pereira:

O Aeroporto Internacional de Macau foi “oficialmente ligado ao sistema nacional de gestão de tráfego” em finais de 2023, revelou agora o presidente da Autoridade de Aviação Civil, Pun Wa Kin. A informação surge em resposta a uma interpelação escrita do deputado Lam Lon Wai.

A medida veio permitir que os operadores e as companhias aéreas do Aeroporto de Macau “dessem mais um passo na concretização da gestão digital, no sentido de agilizar a tomada de decisões estratégicas e funcionais e aumentar a eficiência operacional diária do aeroporto”, pode ler-se.

O deputado tinha endereçado ao Governo uma série de questões, nomeadamente sobre como garantir a capacidade do aeroporto para a exploração “eficaz” das fontes de passageiros internacionais. Ora, na resposta, Pun Wa Kin apontou ainda que no terminal de passageiros do Aeroporto foi disponibilizado um serviço automático de check-in para reduzir o tempo de espera nos balcões.

“Com a coordenação entre a Sociedade do Aeroporto Internacional de Macau S.A.R.L (CAM) e o Departamento de Controlo Fronteiriço do Corpo de Polícia de Segurança Pública, foi concluída a instalação do serviço de passagem alfandegária através do cartão de embarque electrónico, desenvolvendo-se gradualmente o serviço de cartão de embarque electrónico com código QR, permitindo aos passageiros a passagem automática após o controlo de segurança”, acrescenta.

Por outro lado, “o Aeroporto estabeleceu uma cooperação com dois grandes hotéis de lazer para facilitar o check-in dos passageiros nas instalações hoteleiras, a fim de elevar a eficiência nas deslocações, e negociará gradualmente com outros hotéis a disponibilização do mesmo serviço”, indica ainda.

É ainda referido que em Setembro do ano passado a CAM reiniciou os serviços de transporte entre o Aeroporto e o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto Exterior e o Terminal Marítimo de Passageiros da Taipa, tendo, além disso, criado um centro de escala no Posto Fronteiriço da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, no sentido Hong Kong-Macau.

Segundo disse Pun Wa Kin, a CAM está agora a desenvolver “um estudo profundo” com as entidades de Guangdong, Macau e Hengqin sobre o projecto concreto de implementação de um centro de check-in no Posto Fronteiriço de Hengqin. Esta ideia, recorde-se, já tinha sido anunciada pelas autoridades.

O presidente da Autoridade de Aviação Civil sublinhou ainda que a Direcção dos Serviços de Turismo tem vindo a promover o modelo de viagens de ida e volta entre Macau e as cidades vizinhas. Segundo recordou, o organismo está a oferecer viagens gratuitas de autocarro do aeroporto de Hong Kong para Macau, na esperança de atrair mais visitantes.

“No futuro, através do mecanismo de cooperação Guangdong-Hong Kong-Macau, serão aproveitadas as vantagens dos centros modais dos aeroportos da Grande Baía para atrair mais turistas a visitar Macau através da modalidade ‘uma viagem para vários destinos’”, indicou.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...