Aeroporto de Natal recebeu mais de 2,6 milhões de passageiros no 1º ano

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O novo Aeroporto Internacional de Natal, em São Gonçalo de Amarante, a cerca de 40 quilómetros da cidade capital do Estado do Rio Grande do Norte, recebeu mais de 2,6 milhões de passageiros no seu primeiro ano de atividade, anunciou a Inframerica, empresa concessionária da estrutura que foi aberta no ano passado por ocasião da Copa do Mundo (LINK para notícia relacionada).

Ao longo deste primeiro ano o aeroporto registou mais de 24 mil voos. Neste período operaram cinco rotas regulares nacionais com as companhias Avianca, Azul, Gol e TAM, e duas internacionais (a portuguesa TAP é a única companhia internacional que voa diretamente da Europa com um voo diário de Lisboa) e ainda há expectativa da estrutura nordestina se tornar o novo hub da TAM para as suas ligações diretas para os Estados Unidos e a América a partir do Nordeste Brasileiro (Natal concorre com Fortaleza e Recife).

O crescimento nestes primeiros 12 meses foi de 9%, quando comparado com o antigo Terminal do denominado Aeroporto Internacional Augusto Severo, mais próximo da cidade e atualmente encerrado ao tráfego civil e comercial.

Mesmo antes de completar um ano o Aeroporto já tinha registado um recorde histórico de passageiros. Em janeiro deste ano, 306.898 pessoas utilizaram o Terminal. O volume registado supera os dois anos anteriores: 2013, com 270.654 pessoas e 2014, com 254.278 passageiros. Em relação ao número de voos, a Inframerica registou 44,8% de aumento no primeiro mês de 2015, com 2.823 pousos e decolagens, na comparação com 2014.

Para o presidente da Inframerica, o engenheiro José Luis Menghini, o resultado é positivo. ‘No primeiro ano, tivemos uma boa movimentação, conquistamos uma nova rota internacional e estamos trabalhando por novos voos. Vale lembrar que este aeroporto foi entregue com sete meses de antecedência. A transferência da operação entre os aeroportos foi feita sem interromper a rotina operacional. Estamos firmes em nossa meta de transformar Natal em um dos principais aeroportos sul-americanos e o hub do Nordeste Brasileiro’, destaca.

O acesso ao aeroporto está intrinsicamente ligado ao potencial de crescimento do Terminal e o Governo está comprometido a executar as obras. ‘Todos estão trabalhando para dar ao Aeroporto um novo status’, comenta o presidente.

 

Durante este primeiro ano, a recepção de passageiros durante a Copa do Mundo foi realizada com êxito. O aeroporto também recebeu avaliações positivas nas pesquisas de Satisfação do Passageiro, realizadas pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). No último resultado, o aeroporto foi o primeiro colocado no ranking geral de aeroporto mais limpo do país, além disso, ganhou destaque em outras nove categorias. Na classificação de aeroporto com até 5 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto Internacional Aluísio Alves, designação oficial da estrutura aeroportuária, ficou em primeiro lugar.

 

Desde que a Inframerica assumiu a administração do Aeroporto de Natal, novas rotas e frequências entraram para o portfolio de voos do Terminal. A companhia aérea Gol, adicionou cinco novos voos nacionais que estão em operação desde o dia 1 de novembro de 2014. A Azul e a TAM também estão com novos voos partindo da capital potiguar. A área internacional também está crescendo. O Aeroporto começará a operar no início do segundo semestre um voo direto para Buenos Aires, na Argentina e outro para Milão, na Itália.

Outra razão para a melhora efetiva do aeroporto foi o anúncio do Governo do Estado na redução da alíquota do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o combustível para abastecer aviões.

A Inframerica já investiu mais de 500 milhões de reais no aeroporto. A expectativa para 2016 é de crescimento, tanto com voos regulares, quanto para voos extras. Para Menghini, esta é uma das iniciativas que reforça o propósito da empresa em não medir esforços para transformar Natal no melhor hub para voos domésticos e internacionais do país.

 

  • A imagem mostra o primeiro avião comercial que utilizou oficialmente o Aeroporto Internacional Aluísio Alves/Natal. Foi no dia 14 de junho de 2014. O voo JJ3306 da TAM pousou pelas 09h18. O A320 da maior companhia aérea brasileira tinha aos comandos o comandante de linha aérea Alexandre Russo. Um voo que fez história. Foto: Arquivo do jornal ‘Tribuna do Norte’.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...