Novo Aeroporto Internacional Aluízio Alves/Natal será inaugurado na próxima semana

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, no Estado do Rio Grande do Norte, será inaugurado na próxima semana. O terminal começou a operar no passado sábado, dia 31 de Maio, em fase de teste e recebeu os primeiros passageiros da sua história. Segundo a administradora Inframérica, que tem a concessão da estrutura por 28 anos, o fim de semana foi tranquilo e provou que, apesar de ainda faltarem os últimos ajustes, o aeroporto está pronto para atender à população.

“Alguns problemas ainda existem e serão corrigidos. A inauguração se dará depois que essas questões estejam sanadas. E quando isso ocorrer não tenho dúvidas que o aeroporto será uma referência no Nordeste do país, tanto para transporte de carga quanto de passageiros”, defendeu o ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco.

O aeroporto registou uma média de 36 voos por dia. Por enquanto, o aeroporto não está apto a realizar voos internacionais. Para liberar a operação das empresas estrangeiras, a Inframérica aguarda documentação dos órgãos responsáveis pelo procedimento de imigração e alfândega. Enquanto isso, os voos que conectam o Rio Grande do Norte ao exterior – são três voos por semana ligando Rio Grande do Norte a Portugal – são tratados no antigo aeroporto Augusto Severo.

Para a Copa do Mundo, no entanto, a expectativa é que as operações estejam normalizadas e que as instalações do Aeroporto Augusto Severo já tenham sido entregues à Força Aérea Brasileira.

 

Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves

O novo aeroporto abriu com capacidade para receber seis milhões de passageiros por ano. No piso do embarque, são 42 balcões de ‘check in’ compartilhados e seis módulosde autoatendimento também compartilhados entre as companhias aéreas, distribuídos num terminal de pé direito alto, amplo, iluminado e muito confortável.

Os balcões compartilhados permitem redistribuir filas e abrir novos ‘check in’ sempre que houver necessidade. Quando uma determinada companhia aérea tiver mais voos do que outra, ela ocupará um número maior de posições para embarcar os passageiros com maior rapidez. Como todos os terminais estão equipados com sistema que permite acesso ao ‘check in’ de qualquer uma das empresas, isso será feito com tranquilidade. Painéis dinâmicos acima dos balcões mostram qual companhia aérea está atuando naquele momento em determinada posição.

Dados do aeroporto

•    Investimento até o momento: cerca de 500 milhões de reais

•    Obras do terminal de passageiros, pistas, pátio, terminal de cargas e estacionamento com início de operação sete meses antes do prazo contratual

•    Capacidade: 6,2 milhões de passageiros por ano atendendo a demanda prevista para 2024

•    Área do Terminal de Passageiros: 42 mil m2

•    860 vagas de estacionamento

•    42 balcões de check-in e 6 quiosques de autoatendimento para o embarque dos passageiros

•    8 escadas rolantes

•    22 elevadores

•    Desembarque: 6 esteiras de restituição de bagagens destinadas ao tráfego doméstico e internacional

•    Pista de 3.300 metros x 60 metros, preparada para receber o A 380

•    6 pontes de embarque (fingers), com capacidade para operar 8 aeronaves simultaneamente

•    10 posições de embarque remoto

•    Mais de 210 mil m2 de área de pátio

•    Edifício de armazenamento/estocagem e operações de importação e exportação composto de áreas de serviços e escritórios, com área de 4 mil m² e capacidade de processamento de 10 mil toneladas por ano.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...