Aeroporto do Galeão/Rio ganha reforço para a final da Copa do Mundo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Aeroporto Internacional António Carlos Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro, ganhará reforço de infra-estrutura para o último jogo da Copa do Mundo de 2014. O plano de contingência, que deve ser organizado pelo Comando da Aeronáutica, Polícia Federal e Receita Federal, foi pedido pelo ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco, durante uma visita que realizou esta manhã e na qual pretendeu testar o funcionamento de todos os serviços de apoio em terra. A ideia é garantir que o processo de imigração seja feito com rapidez apesar da maior chegada e partida de passageiros estrangeiros, o que implica um processo mais moroso de verificação e controlo de passaportes.

“Não haverá mudanças para o aeroporto do Galeão, ele está preparado para receber os turistas, as delegações e autoridades. Mas, para o último dia, precisamos garantir a tranquilidade para uma demanda elevada. É sempre bom ter infra-estrutura de sobra para enfrentarmos eventuais problemas”, disse Moreira Franco.

Este é o 13º dos 23 principais aeroportos que estão sendo testados para o Mundial de Futebol, incluindo os das cidades-sede e os dos centros de treino. As inspecções feitas hoje, foram realizados por órgãos ligados à aviação civil, e colocam em prática o que foi definido no Manual de Operações para a Copa do Mundo de 2014, lançado por Moreira Franco em 15 de Abril. As inspecções, na linguagem corrente da Secretaria de Aviação Civil, são designadas por ‘simulados’.

É a oportunidade definir os últimos detalhes: reorganizar planeamentos, caso seja necessário, e padronizar as acções de todos os órgãos envolvidos na operacionalização do aeroporto antes de a bola rolar no mundial. Amanhã, terça-feira, dia 13 de Maio, será feito o simulado no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.

Na visita de hoje, o ministro acompanhou de perto a simulação do percurso que as delegações de futebol deverão percorrer. Militares da Base Aérea desceram de um avião da Air France, estacionado no pátio do aeroporto. De lá, eles seguiram de autocarro (ônibus) para o complexo militar, onde foi simulado o processo de imigração.

O ministro Moreira Franco visitou ainda a expansão do Terminal 2, onde ficam as empresas aéreas internacionais. Com a duplicação da área do terminal, os passageiros internacionais terão o dobro de opção de alimentação e três vezes mais assentos que antes.

“O aeroporto do Galeão foi inaugurado no mesmo ano que o Charles de Gaulle, em Paris. Mas hoje vemos que o aeroporto de lá está completamente diferente do que foi inaugurado, enquanto o daqui esta a mesma coisa”, comparou. “Temos que nos acostumar com obras constantes para nos atualizar às mudanças e às modernizações”, disse.

Na área do embarque foram construídas cinco novas ilhas de check-in com esteiras automatizadas, cada uma com 16 guichês. Duas já operam e outras duas estarão prontas para a Copa do Mundo.

Também dobrou de oito para 16 os guichês da Polícia Federal, responsáveis pelo processo de imigração dos turistas estrangeiros.

Actualmente, o Aeroporto do Galeão recebe seis mil passageiros internacionais por dia. Nos horários de pico, das 5h às 11h, chegam cinco voos ao longo de uma hora e meia.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Greve dos tripulantes da TACV/Cabo Verde Airlines afetará apenas os voos internacionais

A TACV Cabo Verde Airlines informou nesta quarta-feira, dia...

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...