Aeroportos de Cabo Verde serão concessionados à Vinci Airports

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Conselho de Ministros de Cabo Verde aprovou na semana passada o decreto-lei que estabelece as bases de concessão do serviço aeroportuário que vai permitir a concessão dos serviços dos aeroportos internacionais e dos aeródromos que estão sob a gestão da Aeroportos e Segurança Aérea (ASA).

A aprovação deste decreto-lei decorre da aprovação no parlamento da lei 64/9/2019 de 12 de agosto, que estabeleceu o Regime Jurídico da Concessão do Serviço Público Aeroportuário e de Apoio à Aviação Civil.

“O objectivo desta concessão é aumentar o número de passageiros, aumentar o número de aviões, permitir a Cabo Verde ser, efetivamente, uma plataforma de tráfego aéreo, uma zona comercial franca e promover o turismo de negócios, “ concretizou o ministro dos Assuntos Parlamentares, da Presidência do Conselho de Ministro e do Desporto, segundo a agência noticiosa cabo-verdiana ‘Inforpress’.

Fernando Elísio Freire garantiu que os interesses de Cabo Verde “estão totalmente salvaguardados” no diploma e acrescentou que o governo, a partir deste momento, partirá para a negociação do contrato de minuta e posterior concessão.

O Grupo Vinci Airports, dono da ANA – Aeroportos de Portugal, é apontado como o futuro concessionário dos aeroportos da República de Cabo Verde. Os contactos estão bastante adiantados e em círculos oficiais admite-se como certa a conclusão do negócio no início do próximo ano. Responsáveis pelos aeroportos deste país africano têm visitado com alguma frequência Portugal e alguns dos seus aeroportos, bem como os dirigentes da ANA têm visitado Cabo Verde nos últimos meses para reuniões com a tutela dos aeroportos nacionais.

O presidente da Assembleia-Geral da ANA, José Luís Arnaut, em novembro do ano passado, assinou na Cidade da Praia um protocolo com o Governo de Cabo Verde para apresentação de uma proposta de modelo de gestão para os aeroportos deste país insular (LINK notícia relacionada).

O ‘Newsavia’ sabe que há poucas semanas esteve em Portugal uma comitiva cabo-verdiana, liderada pelo presidente do Conselho de Administração da ASA – Aeroportos e Segurança Aérea de Cabo Verde, Jorge Benchimol Duarte, que visitou aeroportos das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, e se inteirou do seu funcionamento. A gestão destes aeroportos, integrados na concessão da ANA, serão certamente os que apresentam mais semelhanças com os de Cabo Verde.

 

  • Foto © Carlos Freitas

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...