Aeroportos de Lisboa e Porto no top5 dos aeroportos europeus que mais crescem

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Lisboa e Porto cotaram-se em Novembro nos Top5 de crescimento do movimento de passageiros nos aeroportos europeus elaborados pela associação ACI – Europa. No caso da capital portuguesa este posicionamento verifica-se pela décima vez neste ano e no caso da cidade nortenha é a terceira vez que se classifica entre os cinco que mais crescem no continente europeu.

Lisboa, com um aumento de passageiros em 14,3%, figura com o 5º maior crescimento relativo do mês de Novembro entre os aeroportos com dez milhões a 25 milhões de passageiros por ano (Grupo 2), enquanto Porto, com um aumento em 12,4% foi 5º no Grupo 3 (que têm entre cinco milhões e dez milhões de passageiros por ano), refere um trabalho que foi publicado hoje pelo portal de notícias de turismo e viagens ‘PressTUR’.

Em ambos os casos, estes dois aeroportos portugueses superaram por grande margem as taxas de crescimentos dos respectivos congéneres, que foram de 7,6% para os aeroportos do grupo de Lisboa e de 3% do grupo do Porto.

Segundo o relatório da ACI – Europa, que para o mês de Novembro reuniu os dados do movimento de passageiros de 207 aeroportos, o aumento médio neste mês foi de 5,3%, com taxas semelhantes para os que se localizam na União Europeia (+5,3%) e fora da UE (+5,4%).

Para os maiores aeroportos europeus, que por ano têm mais de 25 milhões de passageiros, o ACI indica um aumento médio em Novembro de 5%, o mesmo ritmo de crescimento médio dos aeroportos de menor dimensão (Grupo 4, com menos de cinco milhões de passageiros por ano).

 

Aeroporto de Istambul /Ataturk continua na liderança europeia

O crescimento no grupo dos maiores aeroportos europeus foi liderado por Istambul/Ataturk, ‘hub’ da Turkish Airlines, que o director-geral do ACI, Olivier Jankovec, salienta ter-se cotado em Novembro, pela quarta vez este ano, como o 3º maior da Europa, à frente de Frankfurt, ‘hub’ da Lufthansa.

Depois de Istambul/Ataturk os maiores crescimentos no Grupo 1 foram de Roma/Fiumicino, com +10,6%, Madrid/Barajas, com +9,3%, Londres/Gatwick, com +5,7%, e Moscovo/Domodedovo e Amesterdão/Schiphol, ambos com +5,4%.

A surpresa neste grupo é Moscovo/Domodedovo manter-se no ‘top’ do crescimento quando os aeroportos da Rússia registam um forte abrandamento do crescimento (+3,3% em Novembro, segundo o ACI), pela crise na Ucrânia e pela inversão das expectativas económicas com a desvalorização do rublo e a queda do preço do petróleo.

No Grupo 2, os líderes em crescimento relativo foram Atenas, com +27,5%, Londres/Stansted, com +25,8%, Bruxelas, com +18,2%, Istambul/Sabiha Gokcen, com +15,4%, e Lisboa, com +14,3%.

Os líderes do Grupo 3 foram Heraklion, com +14,4%, Izmir, com +13,5%, Berlim/Schonefeld, com +13,2%, Milão/Bergamo, com +12,7%, e Porto, com +12,4%, e no Grupo 4 os aeroportos com maiores taxas de crescimento foram Santorini, com +69%, Chania, com +67%, Kefallinia, com +58,5%, Chisinau, com +43,9%, e Bourgas, com +41,5%.

 

Crescimento conjunto dos aeroportos portugueses acima da média europeia

De acordo com os dados da ACI, Portugal, onde contabiliza os dados de Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Ponta Delgada/São Miguel, teve um aumento médio do número de passageiros nos seus aeroportos em 11% no mês de Novembro, acima da média europeia, mas abaixo de mercados como a Grécia, com +28,1%, a irlanda, com +12,1%, e a Bélgica, com +12,9%.

A penalizar o crescimento relativo do movimento de passageiros nos aeroportos portugueses estiveram Faro, com uma queda em 2,5%, e, também a Madeira, com um crescimento limitado a 2,5%, enquanto Ponta Delgada teve aumento a dois dígitos à semelhança de Lisboa e do Porto, em 12,9%.

Os dados do ACI recolhidos pelo ‘PressTUR’ mostram que em Novembro Lisboa, Porto e Ponta Delgada subiram no ranking dos aeroportos europeus em número de passageiros, enquanto Faro e Funchal baixaram.

Lisboa foi o 26º maior aeroporto europeu em Novembro de 2014, com 1,271 milhões de passageiros, quando um ano antes tinha sido 28º, o Porto subiu de 61º para 58º, com 485,5 mil passageiros, e Ponta Delgada subiu de 141º para 139º, com 57,3 mil.

Faro, por sua vez, baixou de 92º para 96º, com 216 mil passageiros, e a Madeira baixou de 100º para 102º, com 162,5 mil.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...