Agência Espacial Brasileira assinala 28 anos de atividade

A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira, celebra os seus 28 anos com uma série de atividades.

As celebrações começam com uma projeção mapeada na cúpula externa do Museu Nacional da República. Será exibida animação feita especialmente para a data, começando às 19 horas e terminando 24 horas, nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro. O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, estará presente no primeiro dia, junto com a sua equipa, para assistir à animação.

No dia 10, data do aniversário, será realizada cerimónia híbrida com entrega da Menção de Honra ao Mérito Espacial para algumas das personalidades que contribuem com setor espacial. A cerimónia iniciar-se-á às 10h00, na sede da AEB, situada em Brasília, capital do País. Devido às restrições sanitárias, será restrita a convidados, mas terá exibição pela internet, por meio das redes sociais da Agência Espacial Brasileira. Durante o evento, será inaugurada uma exposição fotográfica de João Garrigó feita especialmente para a Agência Espacial Brasileira (AEB) com o título de “Da Terra à Lua”.

Garrigó teve a oportunidade de passar por Brasília, Alcântara e Natal para fotografar pontos de interesse do Programa Espacial Brasileiro (PEB). O trabalho buscou mostrar que o PEB não envolve apenas as instalações “tradicionais” do setor espacial, como as estruturas do Centro Espacial de Alcântara e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno. Parte fundamental do Programa está na população, assim como na história, na cultura e nas belezas naturais que estão ao seu redor e com ele interagem. Essas interfaces não são apenas físicas, mas conceituais, como visto ao longo de anos de PEB: as atividades espaciais são impactantes e devem ser sempre inclusivas, abrindo novos horizontes para a sociedade.

A cerimónia contará, também, com uma homenagem a 16 pessoas de relevância contemporânea e histórica para o Programa Espacial Brasileiro.  Os convidados receberão a Menção de Honra da Agência Espacial Brasileira, que é constituída de Diploma expedido pelo Presidente da Agência Espacial Brasileira, acompanhado da respetiva Medalha. É conferida a Menção àqueles que contribuem ou contribuíram para a melhoria dos serviços prestados na AEB, ou por relevante serviço prestado à área espacial, por meio de ato do Presidente, por ocasião da celebração do aniversário da autarquia.

A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.

Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica