LATAM inicia no Brasil reutilização criativa dos uniformes do seu pessoal

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A LATAM acaba de dar início no Brasil a dois projetos dentro da sua agenda de sustentabilidade. O primeiro projeto é de reutilização criativa de uniformes usados, que transformará de forma inteligente 10 toneladas de uniformes em peças novas para promover uma economia circular virtuosa. O segundo projeto é a compensação de 92 toneladas de resíduos gerados em voos para 12 aeroportos brasileiros sem serviço de recolha seletiva. São eles: Porto Seguro (Bahia), Comandatuba (Estado da Bahia), Boa Vista (Roraima), Jaguaruna (Santa Catarina), Macapá (Amapá), Natal (Rio Grande do Norte), Palmas (Tocantins), Porto Velho (Roraima), Rio Branco (Acre), São José do Rio Preto (São Paulo), Santarém (Pará) e Teresina (Piauí).

O projeto de transformação inteligente dos uniformes usados da LATAM Brasil acontecerá por meio da parceria com a ‘Revoada’, consultoria sediada em Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e especializada em reutilização criativa (upcycling) para reduzir o uso de recursos por meio da moda sustentável. Já o projeto de compensação de resíduos será viabilizado pela parceria com a ‘Eureciclo’, empresa que oferece soluções para a logística reversa de embalagens em todo o Brasil. Ao todo, o volume processado nos dois projetos seria capaz de encher completamente duas aeronaves cargueiras do modelo Boeing 767.

Estamos no início de nossa jornada com o desafio de sermos uma empresa cada vez mais sustentável, um compromisso que assumimos em maio de 2021. Desenvolver projetos e construir parcerias como a que estamos inaugurando agora, com a ‘Revoada’ e a ‘Eureciclo’, são exemplos de ações que nos ajudarão neste grande desafio”, afirma Gislaine Rossetti, diretora de Relações Institucionais e Regulatório da LATAM Airlines Brasil.

O trabalho da LATAM em parceria com a Revoada foi iniciado em janeiro de 2022. O processo com os uniformes usados consiste em quatro etapas: lavagem, descaracterização e doação para entidades que gerem impacto social; doação para cooperativas de costureiras e artesãs de Porto Alegre que poderão transformar as peças e vender os produtos que eles próprios criam; transformação de parte do material em mil brindes corporativos para a LATAM e encaminhamento das sobras não aproveitadas para trituração e transformação em estopa e/ou combustível alternativo na produção de cimento.

Estamos muito contentes com esta parceria da Revoada com a LATAM para a destinação inteligente dos seus uniformes antigos. Acreditamos que as soluções para muitos dos problemas complexos que temos hoje no mundo, como a geração de resíduos, serão soluções colaborativas entre diferentes empresas e organizações. Juntos podemos gerar mais impacto positivo”, ressalta Adriana Tubino, sócia-fundadora da ‘Revoada’.

Já a parceria com a ‘Eureciclo’ ligará a LATAM às cooperativas estaduais dos 12 aeroportos selecionados para o reprocessamento de 92 toneladas de plástico, papel e alumínio. O volume equivale a todos os resíduos que a LATAM gerou em 2019 a bordo dos seus voos com origem e/ou destino nessas localidades.

É um orgulho fazer parte de iniciativas como essas”, conta Thiago Carvalho Pinto, CEO da ‘Eureciclo’. “Sabemos que o caminho da sustentabilidade não deve ser trilhado sozinho. Por meio de parcerias, podemos ampliar os resultados e dar escala às ações, assim como nesta ação conjunta com a LATAM, que vai evitar que quase 100 toneladas de material cheguem incorretamente à natureza”, completa.

 

Compromisso de longo prazo do Grupo LATAM com a sustentabilidade

Em conjunto, as parcerias lançadas no Brasil ajudarão o Grupo LATAM na sua agenda de compromissos com a sustentabilidade. Conforme anunciado em 2021, a companhia busca eliminar plásticos de uso único até 2023 e ser uma companhia zero resíduo para aterro até 2027, além de outras metas globais focadas em quatro pilares: Gestão Ambiental, Mudanças Climáticas, Economia Circular e Valor Compartilhado.

Atualmente, o encaminhamento inteligente de uniformes usados do Grupo LATAM já acontece nas suas afiliadas no Peru, Colômbia e Equador, e também deve ser iniciada em breve no Chile. Além disso, a compensação dos resíduos gerados a bordo dos voos da empresa faz parte do seu programa batizado de ‘Recicla tua Viagem’, e que já foi lançado nas suas subsidiárias no Chile e no Equador.

 

Conheça mais sobre a agenda de sustentabilidade do Grupo LATAM em https://www.latamairlines.com/br/pt/sustentabilidade

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...