Aigle Azur chega ao fim – Tribunal manda encerrar a empresa

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Tribunal de Grande Instância Comercial de Évry, em Paris, decidiu encerrar e proceder à liquidação total dos ativos da companhia aérea francesa Aigle Azur, com efeito a partir desta sexta-feira, dia 27 de setembro à meia-noite.

A companhia tinha suspenso os seus voos no passado dia 6 de setembro, devido a problemas financeiros, encerrando dessa forma 73 anos de atividade. Era a segunda companhia aérea mais antiga de França, depois da Air France.

O tribunal ainda considerou algumas propostas que foram apresentadas, tendo nos últimos dias restado apenas duas das 14 que tinham dado entrada até ao dia 18 de setembro, entre as quais se tinham apresentado a Air France e a EasyJet, que se retiraram durante o processo de apreciação.

A comissão nomeada pelo Tribunal Comercial de Évry considerou que as últimas propostas consideradas não reuniam as condições necessárias para assegurar a continuidade da companhia, nem tão pouco parte dos postos de trabalho que estavam em causa.

A Aigle Azur encerrou com uma dívida superior a 120 milhões de euros, segundo tem referido a imprensa francesa. Tinha cerca de 1.150 empregados e uma frota de 11 aviões, dos quais dois cedidos à TAP Air Portugal, que continuarão até final do ano, dado o acordo que a companhia portuguesa fez com a empresa de leasing proprietária dos aparelhos.

A par de uma dívida muito elevada, a companhia francesa debatia-se com um diferendo entre acionistas, um dos quais (minoritário) tentou assumir o controlo da companhia, com um plano de reestruturação que não foi aceite pelos outros dois (Grupo HNA com 49%  e David Neeleman com 32%) que no conjunto somavam a maioria de capital social.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Avião ligeiro despenha-se no Gramado (Rio Grande do Sul, Brasil) – Morreram os 10 ocupantes

Um avião ligeiro bimotor turboélice Piper PA-42-1000 Cheyenne 400,...

Lisboa na lista dos aeroportos com melhor desempenho no tratamento de bagagens

O Aeroporto Humberto Delgado/Lisboa perde ou danifica apenas 0,16%...

Avincis explora opções para um novo centro global de excelência de formação na Europa

A Avincis, a maior prestadora de serviços aéreos de...