Air Côte d’Ivoire inaugura voos regulares para a Guiné-Bissau

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A companhia aérea de bandeira da Costa do Marfim, a Air Côte d’Ivoire, realizou nesta quinta-feira, dia 2 de junho, o voo inaugural entre Abidjan e Bissau, abrindo assim uma nova rota entre os dois países da costa ocidental de África, ambos banhados pelo Oceano Atlântico.

O avião costa-marfinense, um Airbus A320neo, matrícula TU-TSX, aterrou no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, na capital da República da Guiné-Bissau, pelas 10h40, no final de um voo de cerca de duas horas de duração.

A bordo do avião da Air Côte d’Ivoire viajou uma comitiva de 60 pessoas, liderada pelo ministro dos Transportes da Costa do Marfim, Amadou Koné. Além de entidades oficiais relacionadas com o sector da aviação comercial e com os serviços aeroportuários, integraram o grupo algumas dezenas de convidados da companhia, nomeadamente jornalistas que visitaram a cidade de Bissau durante o dia e tiveram oportunidade de assistir à inauguração das instalações da delegação da companhia aérea, na Avenida Osvaldo Vieira.

Na chegada ao aeroporto, o avião da Costa do Marfim foi saudado pelo tradicional arco de água, serviço executado por duas viaturas pesadas de intervenção dos bombeiros aeroportuários.

Na chegada ao solo os passageiros foram presenteados com uma exibição de folclore guineense por parte de um grupo tradicional (‘Netos de Bandim’) e foram saudados pelo ministro dos Transportes e Comunicações da República da Guiné-Bissau, Aristides Ocante da Silva; pelo presidente do Conselho de Administração do Aeroporto de Bissau, Caramo Camara; pelo diretor-geral da empresa de handling NAS, Aliu Soares Cassamá; e pelo representante da ASECNA, Marcos Galina.

A comitiva da Costa do Marfim deslocou-se depois para a inauguração da delegação da Air Côte d’Ivoire, onde teve lugar a  inauguração oficial das instalações e onde os ministros de ambos os países discursaram e destacaram a importância desta nova ligação aérea e a abertura de ambos os países e das suas economias, além de contribuir para o aumento da conectividade da Guiné-Bissau com a Costa do Marfim, através de Abidjan, a sua maior cidade, importante centro comercial e financeiro do país e da África Ocidental.

A companhia costa-marfinense voará entre Abidjan e Bissau às terças, quintas e domingos. As chegadas à capital guineense (voo HF780) estão previstas para as 10h20.

 

  • Texto e fotos de Albano Barai, colaborador do portal de notícias ‘NEWSAVIA’ na Guiné-Bissau
  • LINK notícia relacionada

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...